Coren-MS cobra respeito e segurança para os profissionais de Enfermagem

“Este ato de covardia, que nos enche de indignação, torna-se ainda mais preocupante pelo crescente número de incidentes semelhantes que vêm ocorrendo”, afirma o Coren-MS, após agressão a profissional do SAMU



Por Respeito e Segurança aos Profissionais de Enfermagem

É com profunda preocupação que nos dirigimos à sociedade sul-mato-grossense para relatar mais um ato de violência contra aqueles que dedicam suas vidas ao cuidado da saúde e do bem-estar de todos. Desta vez, uma profissional de Enfermagem covardemente agredida enquanto cumpria sua nobre missão em uma ambulância do SAMU. Este ato de covardia, que nos enche de indignação, torna-se ainda mais preocupante pelo crescente número de incidentes semelhantes que vêm ocorrendo.

Os profissionais de Enfermagem estão na linha de frente, muitas vezes em situações de emergência, oferecendo cuidados essenciais que podem significar a diferença entre a vida e a morte. Entretanto, ao invés de serem respeitados e valorizados por sua dedicação, estão sofrendo agressões físicas e verbais que comprometem não apenas sua integridade física, mas também, a qualidade do atendimento prestado à população.

É urgente que a sociedade reflita sobre a violência contra profissionais de saúde. Tal atitude fere aqueles que juraram servir à humanidade com dedicação e respeito e mina a confiança e a segurança em todo o sistema de saúde. O atendimento em uma ambulância do SAMU é um serviço crítico, prestado em momentos de desespero e necessidade urgente. A agressão, nesse contexto, é um crime contra toda a sociedade.

Publicidade

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul, em nome dos mais de 33 mil profissionais de Enfermagem, clama ao Poder Público por uma atuação mais enérgica e rigorosa a este tipo de crime. É imperativo que prefeituras, estado e federação, responsáveis pelo serviço emergencial, façam que o Artigo 331 do Código Penal Brasileiro, que trata do desacato a funcionários públicos no exercício de suas funções, seja cumprida com os rigores da lei.

O Coren-MS, por meio de seu departamento jurídico, coloca-se à disposição de todas as vítimas deste tipo de violência. Estamos comprometidos em oferecer suporte legal para que nenhuma agressão fique impune, e para que nossos profissionais possam continuar a exercer seu trabalho em um ambiente seguro e respeitoso.

À população pedimos que seja solidária e reconheça o valor desses profissionais que, diuturnamente, enfrentam enormes desafios para cuidar de todos nós. Precisamos, como sociedade, reafirmar nosso compromisso o respeito com a dignidade humana, garantindo àqueles que juraram dedicar suas vidas ao serviço da humanidade, que possa cumpri-lo sem medo.

Por uma enfermagem reconhecida, unida, forte e um ambiente de trabalho seguro e respeitoso.

Conselho de Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTECOFEN
Artigo anteriorSemana de Prevenção ao Feminicídio emociona e instiga reflexão
Próximo artigoConselho de medicina americano revoga licenças de médicos defensores de ivermectina contra Covid