21.5 C
Brasília
24 abr 2025 03:51

Coronavírus: Justiça determina afastamento de servidores do SLU do grupo de risco

Ministério Público manifestou-se favorável ao afastamento sem discriminação de função ou local de trabalho, mediante requerimento e sem prejuízo de remuneração

A 7ª Vara de Fazenda Pública do DF determinou o afastamento imediato, sem discriminação de função ou local de trabalho, mediante requerimento e sem prejuízo de remuneração, de todos os servidores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) que se enquadram no grupo de risco da Covid-19. A ação civil pública (ACP) foi ajuizada pelo sindicato da categoria e o Ministério Público do DF (MPDFT)  se manifestou favorável ao pedido. A decisão é de 1º de abril.

Para aqueles que estão trabalhando presencialmente, o SLU deve fornecer álcool em gel 70%, sabão antisséptico líquido e papel toalha, sob pena de multa diária a ser estipulada pela Justiça. Os itens são fundamentais para evitar a possível contaminação ou a propagação do vírus.

“Os servidores do SLU que foram alijados ilegalmente do direito de realizar o teletrabalho correm grave perigo de dano. Nesse contexto atual vivenciado no Distrito Federal, dentre as medidas preventivas esperadas para inibir a rápida proliferação da Covid-19, o Ministério Público entende ser necessária o deferimento da tutela de urgência”, manifestou-se a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde na ação.

Entenda o caso

Em 23 de março, o SLU editou instrução normativa com novos parâmetros para o teletrabalho, entre eles, excluiu essa possibilidade para servidores, estagiários e colaboradores lotados na Diretoria de Limpeza Urbana. O critério adotado foi a localidade onde se desenvolve as funções, mesmo para aqueles que se enquadram no grupo de risco.

Diante disso, o Sindicato dos Servidores e Empregados da Administração Direta, Fundacional, das Autarquias, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista do Distrito Federal (Sindser) ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para tornar ilegal a instrução normativa, permitir o teletrabalho para o grupo de risco e obrigar o SLU a fornecer os produtos de higiene necessários aos que estão em trabalho presencial.

PJe 0702293-75.2020.8.07.0018

Fonte: MPDFT

ICTDF discute convênios com o Ministério da Saúde

Nesta quarta-feira, 23, representantes do Instituto de Cardiologia e...

TCDF dá cinco dias para Saúde do DF se manifestar sobre Home Care

Por Kleber Karpov O Deputado distrital, Jorge Vianna (PSD) esteve...

GDF e Uber vão assinar acordo de cooperação para alertas de emergência

Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a...

Maternidade do HRSM realiza sua primeira aplicação da vacina Nirsevimabe

Por Jurana Lopes Nesta quarta-feira (23), a Maternidade do Hospital...

Mais que um livreto, Caderneta da Criança funciona como passaporte da saúde

Por Karinne Viana Logo nos primeiros dias de vida, a...

Destaques

ICTDF discute convênios com o Ministério da Saúde

Nesta quarta-feira, 23, representantes do Instituto de Cardiologia e...

TCDF dá cinco dias para Saúde do DF se manifestar sobre Home Care

Por Kleber Karpov O Deputado distrital, Jorge Vianna (PSD) esteve...

GDF e Uber vão assinar acordo de cooperação para alertas de emergência

Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a...

Em três dias, auditores identificam R$ 1,1 milhão em mercadorias com irregularidade fiscal

Após o feriado da Páscoa, os auditores da Secretaria...

IGESDF realiza workshop sobre “Revista Visual e Uso de Detector de Metais” para equipes de segurança

Com o objetivo de melhorar ainda mais a segurança...