O ano de 2020 trouxe consigo uma grande pandemia causada por um vírus (CORONAVÍRUS) que veio para mudar conceitos e paradigmas. Uma doença capaz de mudar o estilo de vida de todo o globo terrestre, trazendo um rastro de morte. As cenas dos corpos amontoados em hospitais ou containers, as milhares de covas abertas nos cemitérios. Vidas e histórias que foram ficando para trás. Em meio a tudo isso, principalmente com hospitais lotados, profissionais doentes ou mortos, era preciso levantar uma força tarefa para auxiliar os Estados mais acometidos pela doença.
Assim começa esta história dos profissionais de saúde, pessoas que deixaram famílias, parentes e amigos para somarem esforços e ajudarem na força tarefa dos Estados, na linha de frente ao combate da COVID-19. Estes profissionais fizeram parte da Ação estratégica Brasil Conta Comigo, do Ministério da Saúde, em Manaus (AM) e em Boa Vista (RR).
São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, biomédicos e farmacêuticos que integraram a equipe de cerca de 287 profissionais selecionados, capacitados e aptos a atuarem nos hospitais de campanha da capital do Amazonas e de Roraima.
Dra. Pollyana Pereira de Moura
✟ 18/08/1985 a 30/07/2020
ENFERMEIRA INTENSIVISTA e FORENSE
Pollyana era mãe exemplar, profissional excelente, com um presente marcante e um futuro brilhante pela frente. Recentemente, ela integrou a força-tarefa Brasil Conta Comigo, do Ministério da Saúde, no combate à pandemia do novo coronavírus em Manaus.
Ao deixar a ação e retornar para Brasília; infelizmente, sua trajetória foi interrompida de forma cruel por seu namorado em um ato de feminicídio ocorrido em 30 de julho, seguido de suicídio.
“Peço a vocês que não fiquem chorando pela minha mãe em casa, porque eu tenho certeza que ela queria ver o sorriso de todos e não o choro. Vocês precisam ser fortes como eu também estou tentando ser, sigam o que ela era, sorridente e feliz,” Mariana de Moura Machado, 15 anos, filha de Pollyana.
Descanse em paz, Dra. Pollyana. Saudades eternas.
Dra. Yuri Takahashi
Ela se cadastrou no site do MS se voluntariando a atuar em outros estados e fez o curso de capacitação Prevenção e Controle de Infecção pelo novo Coronavírus, COVID-19. Ao chegar em Manaus, recebeu treinamentos com o SAMU e EBSERH, de forma a se tornar apta a atuar na assistência de enfermagem ao paciente com diagnóstico de COVID-19.
Lotada na UTI do Hospital Nilton Lins, referência no atendimento ao paciente indígena, desempenhou de forma efetiva e positiva suas atividades como enfermeira intensivista, por seu profissionalismo, agilidade, engajamento e espírito de equipe, visando sempre a recuperação e bem estar do paciente. Por ser uma profissional capacitada e apta a seguir os protocolos preconizados pelo MS, no atendimento ao paciente com COVID-19, a Enfermeira foi convocada a atuar no Hospital de Campanha APC de Boa Vista – RR, e está lotada na UT.
Dr. Jaydson Marcelino Soares de Lima
FISIOTERAPEUTA INTENSIVISTA
“Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências e Aprende que a paciência requer muita pratica.” William Shakespeare
Atuou no Hospital Platão Araújo. Ao ser convocado para participar da ação estratégica o Brasil Conta Comigo, não pensei duas vezes e me coloquei a disposição de poder ajudar as pessoas em Manaus a combater a covid-19.
Mesmo não sendo uma escolha fácil, pois teria que está longe de minha família, amigos e principalmente de minha filha. Mas como profissional da saúde me senti na obrigação e dever de está na linha de frente.
Conheci e troquei experiência com outros profissionais da saúde de diversas partes do Brasil (fisioterapeutas, enfermeiros e médicos) e junto a esses profissionais me senti gratificado em poder ajudar a salvar vidas.
Leiliane R.S.Malaquias
TÉCNICA DE ENFERMAGEM
Leiliane R.S.Malaquias, Técnica de Enfermagem, de Salto-SP. “Feliz por poder ajudar o próximo, cada um tem uma missão é essa foi a minha, foi uma experiência única estar aqui em Manaus-AM. A cada dia temos um aprendizado diferente, o sacrifício é grande de estar longe da família, mas valeu a pena e o sentimento é de gratidão”.
Narhel Pires
TÉCNICA DE ENFERMAGEM
Aquela frase Clichê: “Deixei à minha família para ajudar a sua 62 dias… longe de casa! Com um propósito, me doar completamente nessa missão!
Gratidão…. é a palavra que me define. Mesmo com os obstáculos enfrentados, agradeço.
Sem história não há vitória! Choros, risos, saudades, sorriso ao telefone com os olhos cheios de lágrimas, angústias, remédios depressivos, ansiedade e….
positivo para COVID! E agora!?
Receio, insegurança, mas não medo! Porém tudo passou.
Chegou ao fim.
Eu faria isso novamente? Ah, faria sim! Pois é a profissão que escolhi.
Quando fiz minha inscrição, era pra ser voluntária, e no Hospital trabalhando, foi do jeitinho que eu pedir pra Deus, e agradeço à Deus pela oportunidade e por cada paciente com um sorriso no rosto agradecendo! É doar e receber.
Ministério da Saúde informa: amar faz bem para o coração
Aonde será a próxima missão? “
Dra. Raiana Almeida de Souza
ENFERMEIRA INTENSIVISTA
Raiana Almeida de Souza, 30 anos, natural de Porto Velho Rondônia. Trabalha como Enfermeira UE, na sala vermelha/Reanimação, no Hospital Municipal de Cuiabá – Cuiabá (MT). É enfermeira assistencial, no setor COVID, do hospital Estadual Metropolitano, em Várzea Grande (MT).
Foi atender ao chamado do Ministério da Saúde, junto aos demais colegas dos outros estados na “Missão Manaus” no dia dia 07/05/2020. Atuou como Enfermeira Intensivista no Hospital Nilton Lins Manaus (AM).
“Caracterizo esta missão como um mix de sentimentos e teste de limites. Tudo sentimos aos extremos.
Engrandecedor para nosso perfil profissional e acima de tudo a oportunidade de conhecer pessoas de estados diferentes, pensamentos diferentes, pessoas de grande conhecimento… Isso sim fez valer a pena.
Foram poucos que realmente levaram essa carga de conhecimento mas com certeza foram os melhores multiplicadores de conhecimento. Não posso deixar de citar como Júnior, Ivan, Adriano, Arthur”.
Dra. Milena Sousa
ENFERMEIRA INTENSIVISTA
“Ser enfermeiro é colorir a vida de alguém sem usar lápis de cor. Vizleide Alves Vieira.”
Dr. Emerson Rubens
ENFERMEIRO INTENSIVISTA
Dra. Bibiana Silva
ENFERMEIRA INTENSIVISTA
Bibiana Silva Enfermeira Intensivista no Hospital de campanha Nilton Lins. “Para mim foi um enorme prazer é gratidão por ter participado do programa O Brasil Conta Comigo. Me escrevi é quando recebi a ligação não pensei duas vezes sentimento de felicidade em saber que iria está contribuindo para ajudar a salvar vidas deixei filho família é fui em frente. Hoje com tudo que vivenciei na assistência dentro de uma unidade de terapia me sinto preparada para colocar em pratica uma boa assistência humanizada e claro aprimorando novos conhecimentos para promover uma assistência de qualidade e colocando os pacientes sempre em primeiro lugar.”.
Dra. Fátima Elisângela da Silva Araújo de Melo
ENFERMEIRA INTENSIVISTA
“Sou enfermeira de Brasília, quando recebi o telefonema da convocação fiquei absolutamente estagnada e logo de imediato estaria embarcando para Manaus. Deixei esposo e dois filhos para exercer a missão de poder ajudar aquelas pessoas…Posso dizer que foi a melhor experiência que tive nesses 4 anos de formação. Trabalhei na UBS do Morro da Liberdade 36h semanais na linha de frente Covid-19/ ação O Brasil Conta Comigo.♥️ Ministério da Saúde.”.
Dra. Joyce Martins Xavier
ENFERMEIRA INTENSIVISTA
Gratidão a Deus por todo o cuidado para comigo em cada passo que dava. Retorno para o meu Estado feliz e grata por ter participado e feito história junto com os meus colegas no programa “O Brasil conta comigo”. Missão dada, missão cumprida.”.
Dr. Alberto Medeiros Ferreira Júnior
ENFERMEIRO INTENSIVISTA
Júnior Medeiros, 40 anos, é professor há quase 20 anos. Lido com as áreas do adulto há muito tempo entre elas a terapia intensiva.
“Sempre gostei de dividir os conhecimentos que fui adquirindo durante minha vida. De repente, um convite bate a minha porta, ir ao Amazonas através da ação estratégica ‘Brasil Conta Comigo’ ajudar no combate a pandemia.
Lembro ainda hoje, o que minha esposa me disse: — Vou te trocar por um carro. Você vai para o meio de uma guerra.
O sentimento de ajudar o próximo foi tomando conta de mim e rapidamente fiz as minhas malas e fiquei na expectativa para a viagem, que aconteceu no domingo do dia das mães.
Era como se eu estivesse me despendido de todos os que eu amava. Veio o embarque e descrever a despedida da minha esposa e das minhas filhas ainda me causa muita comoção.
Mas a sensação de que Deus estava comigo era muito maior. Cheguei a capital Manaus e já na manhã seguinte participava do treinamento para o combate a COVID. Tudo muito diferente daquilo que estávamos acostumados. Enquanto aguardávamos nossas unidades, pude ajudar com algumas aulas colegas enfermeiros, fisioterapeutas, biomédicos e até alguns médicos.
Fui designado para a UTI Rosa, unidade do 5° andar no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto. Foi uma experiência incrível e muito diferente de tudo o que vivi até hoje nesta linda profissão que escolhi.
Tivemos muitas derrotas, mas cada vitória era recompensadora. Cada paciente que recebia alta gerava um sentimento de tanta gratidão nunca antes experimentado por mim.
Não posso deixar de destacar também a gratidão de trabalhar com as equipes dos médicos sem fronteira (médicos e enfermeiros) e de todas as equipes com as quais tive contato. Grandes profissionais e pessoas muito especiais. A cada plantão dado a sensação do dever cumprido e de que tinha dado o meu máximo para ajudar pessoas que eu nem conhecia, mas que tinham uma história por trás delas.
Quero dar um espacinho especial a grande equipe de trabalho da clínica no 5° andar ao lado da UTI Rosa. Competentes, especiais e me ajudaram a evoluir como pessoa e profissional.
Poder abraçar minha esposa e filhas quando cheguei, foi sem dúvida, uma graça dada a mim por Deus, pois com certeza, não foi fácil combater a doença na linha de frente.”
Dr. Ivan Rodrigues
ENFERMEIRO INTENSIVISTA
Ivan Rodrigues, 44 anos, natural de Brasília. “Quando decidi aceitar um dos maiores desafios de minha vida, não tinha a real noção do que me esperava em Manaus.
Posso afirmar que o medo e a insegurança eram os maiores pesos que levei comigo na bagagem.
Lembrar dos filhos que estão ficando e talvez nunca mais revê-los fazia doer.
No dia 06 de maio desembarquei em Manaus com o espírito de que não podia retroceder e sim, dar o melhor de mim àqueles que mais precisassem naquele momento ainda tão presente. Estive em atuação no Hospital e Pronto Socorro Dr Aristóteles Platão Bezerra de Araújo na enfermaria COVID.
O maior ensinamento que ficou de exemplo é que precisamos uns dos outros e que os maiores vencedores são aqueles que sabem servir.”
Dr. Lucas Nogueira Miranda
FISIOTERAPEUTA INTENSIVISTA
“O momento mais marcante foi quando conseguir reverter uma acidose respiratória de um paciente que já estava em ordem de não ressuscitar, pois, o prognóstico era muito ruim. Após esse dia, o paciente teve melhoras a cada dia até o ponto de ser extubado e receber alta para enfermaria.
Lembro sempre que todo paciente tem uma família e sempre atuo em minha profissão com o pensamento de fazer por eles o que faria por minha mãe e por meus filhos”.
Dra. Paula Angélica Farias
ENFERMEIRA INTENSIVISTA
“Foi uma experiência ímpar, fazer o bem sem olhar a quem. Me sinto orgulhosa porque o Brasil pôde contar comigo!”
Dras. Sabrina Thamara, Thielly Oliveira, Gracielly Sampaio e Thalita Damasceno
ENFERMEIRAS INTENSIVISTAS
O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR. Fizemos vários planos a serem cumpridos ao longo deste ano, e, dentre eles; não tinha uma pandemia e muito menos servir na linha de frente em uma unidade de alta complexidade em outro Estado.
Presenciamos muitas pessoas morrerem e ao mesmo tempo podemos ver outros pacientes sem prognóstico receberem alta .
Tudo o que se realizou até hoje foi contrário ao que colocamos como meta para 2020. Viemos para Manaus, para ficar 12 dias e lá se foram 70….
Foram dias de aprendizado através das nossas experiências, e através da vida de cada paciente e colegas de profissão. Aprendemos a viver dia após dia, a amar com mais intensidade, valorizar as pequenas coisas da rotina diária e principalmente a ter gratidão.
Não deixe que a frustração tome o lugar dos bons sentimentos no seu coração. Cada situação pelas quais passamos, sejam elas boas ou ruins, tem algo a nos ensinar.
Se não fosse pelas nossas experiências de vida, não teríamos adquirido maturidade durante os anos e nem evoluído. Desejamos dias melhores pra sempre.
Dra. Jessica Sanches Xavier de Matos
ENFERMEIRA INTENSIVISTA
Crislane da Silva Santos
TÉCNICA DE ENFERMAGEM
Crislane da Silva Santos atuou como técnica em enfermagem no Hospital 28 de Agosto no combate ao novo coronavírus. Se tornou a melhor amiga da enfermeira Pollyanna em todo o período da ação.
Trhacy Karoline Neves
TÉCNICA DE ENFERMAGEM
“Em março do ano de 2020, fiz inscrição para ser voluntária e trabalhar em plena pandemia, não importava se era para o meu Estado, Amazonas ou se fosse para outro Estado, o desejo de ajudar as pessoas era muito maior, não importava onde, só queria ajudar, a cuidar, a zelar a salvar vidas.
Todas as vezes em que pensava nessa responsabilidade, vinha meu filho e minha família na mente. Cuidava de cada paciente como se fosse um membro da minha família, cuidava para que ele pudesse voltar para seu lar com vida, saudável, para poder dar um abraço de reencontro e ter muito mais motivos para viver.
Aprendi a viver o hoje sem pressa do amanhã, aprendi com essa pandemia a ter mais tempo para quem realmente merece, a amar todos os dias como se fosse o último de nossas vidas.
Tive experiências incríveis, tanto na vida profissional como na vida pessoal também. Hoje posso dizer até aqui nos ajudou o Senhor, obrigado meu Deus. Hoje posso rever minha família, meu filho, o que mais sentiu a minha falta. Era o grande motivo da minha motivação para dar o meu melhor ao próximo.”.
Dra. Giannia Bacelar
ENFERMEIRA
Giannia Bacelar, 39 anos, natural Manaus/Am. Casada, mãe de 2 filhos, entrou na linha de frente do Combate ao Covid-19 na Clínica da Família Franco de Sá. Se cadastrou no site do MS se voluntariando a atuar. Fez o curso de Capacitação Prevenção e Controle de Infecção pelo novo Coronavirus, recebeu treinamento com o Samu e EBSERH, de forma a se tornar apta a atuar na Assistência de Enfermagem ao paciente com diagnóstico de Covid-19.
“Quando você é enfermeira, você sabe que todos os dias você vai tocar uma vida ou uma vida vai tocar você”
Dra. Clarisse de Mendonça Brito
ENFERMEIRA ASSISTENCIAL – ESPECIALISTA EM ONCOLOGIA
Participar desse Programa para mim foi um ato de puro amor perante às Vidas que salvamos!!
Dr. Alexandra Cristina Fassina
FISIOTERAPEUTA INTENSIVISTA
Alexandra Cristina Fassina, 46 anos, Fisioterapeuta Intensivista, residente em Porangaba, natural de Santos/SP. Atuava pela Força Nacional do SUS pelo Ministério da Saúde em Manaus, ao ser chamada para permanecer e atuar na ação: Brasil Conta Comigo.
“Quando fui questionada pela família se não estava com medo de morrer, respondi “Não!”. Minha vontade em ajudar é maior!
Foram os meses mais intensos e emocionantes que nunca imaginei viver.
Hoje o sentimento e só gratidão, porque creio que “Tudo posso naquele que me fortalece”.
Dra Ana Carolina Araújo
MÉDICA
Dra. Luíza de Oliveira Santos
ENFERMEIRA INTENSIVISTA
Atuou como intensivista no Hospital Platão Araújo no combate a covid-19 em Manaus.
Dr. Marcos Castro
FISIOTERAPEUTA INTENSIVISTA
Dr. Alan Calil Alvarez
ENFERMEIRO INTENSIVISTA
Por ser um profissional capacitado e apto a atuar na assistência de enfermagem ao paciente com diagnóstico de Covid-19, após o término da missão em Manaus, foi convocado a somar esforços em Boa Vista / Roraima – RR, no Hospital de Campanha Acolhida do Exército também no setor de UTI.
Dr. Cézar Augusto dos Santos
ENFERMEIRO INTENSIVISTA
Foi convocado em 10 de maio para se juntar a equipe de profissionais do ação: O Brasil Conta Comigo do Ministério da Saúde.
Trabalhou no Hospital Nilton Lins de referência no combate a COVID-19. Atualmente se encontra no Hospital de Campanha Acolhida do Exército em Boa vista Roraima ainda em ação contra a pandemia.
Dra. Juliana Batista Paz
FISIOTERAPEUTA INTENSIVISTA
Dr. Allyson Rodrigues Sousa
ENFERMEIRO INTENSIVISTA
Allyson Rodrigues, 24 anos, residente e natural de Brasília, já estava atuando pela Força Nacional do SUS/Ministério da Saúde em Manaus, quando foi chamado para permanecer e atuar no programa Brasil Conta Comigo.
Um enfermeiro apaixonado pela profissão, deu seu sim, arriscando sua vida e deixando sua família em Brasília lhe aguardando.
Retornou dia 22/06/2020 para Brasília, onde reencontrou-se com sua família. Após 2 dias foi convidado para atuar em Planaltina (GO), como enfermeiro do Box de Emergência e Enfermeiro da UTI da UPA de Sobradinho II. “Hoje atuo mais na UPA de Sobradinho II, onde tenho recebido várias oportunidades.”.
Dra. Mariana Pereira
ENFERMEIRA INTENSIVISTA
“As pessoas esquecerão o que você fez e falou, mas, nunca esquecerão a maneira como você os tratou!”
Dra. Camila Alves Santana
ENFERMEIRA INTENSIVISTA
“Quando a gente cuida da dor de alguém, Deus cuida da dor da gente.”
Fabiana Canavieira Araújo
TÉCNICA DE ENFERMAGEM
Dra. Aline Nogueira
ENFERMEIRA INTENSIVISTA
Dra. Andria Marcia Souza Dias
ENFERMEIRA INTENSIVISTA
Andria Márcia de Souza Dias, 44 anos, Tocantinense, mãe da Maria Eduarda e do João Vitor. Iniciou a missão de combate a Covid-19 em Manaus, Hospital de Campanha Nilton Lins, hoje, está atuando em Boa Vista /RR.
“É com muito orgulho e amor no coração que deixei meus familiares para atuar na ação do governo federal: “O Brasil Conta Comigo.”
“O que fazemos por nós mesmos morre conosco, o que fazemos pelos outros dura a eternidade”.
Dra. Sabrina Vieira Barreto Sales
Biomédica
Somente o tempo e a história irão responder muitas destas perguntas. A verdade é que motivados, todos estes profissionais se uniram em prol de algo muito maior, que é a vida humana.
Dra. Sheila Benvindo Ribeiro
ENFERMEIRA INTENSIVISTA
Sheila Benvindo Ribeiro, 45 anos, natural de Brasília, residente no P-Norte / Sol Nascente-DF, casada, mãe de 3 filhos e 2 netinhas. Deixou sua família para unir forças no combate a COVID-19 em Manaus.
Foi convocada pelo Ministério da Saúde no dia 07/05/2020, para atuar no Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes / USF LUIS MONTENEGRO, como enfermeira intensivista na linha de frente de combate a pandemia.
“Foi muito gratificante poder fazer parte desta missão; às vezes, a saudade da família era grande, mas, estava feliz em poder ajudar o meu próximo. Recebi o apoio da minha família; mesmo angustiados, sempre me apoiaram; sabiam que eu estava fazendo aquilo que sempre amei; ajudar ao próximo”.
Dra. Giuliana Barbosa
ENFERMEIRA