24.5 C
Brasília
04 abr 2025 21:54

Covid-19: Hospital de campanha Mané Garricha conquista 1.530 altas

Com mais de 190 leitos e 104 profissionais, unidade comemorou nesta segunda-feira (7) a recuperação de mais 33 pacientes

“A semana inteira, fiquei te esperando. Pra te ver sorrindo…”. Os versos cantados por Tim Maia celebravam o momento de grande emoção no Hospital de Campanha Mané Garrincha. Mas, foi bem mais que uma semana. Dezessete dias separaram João Capuzo, 76, da família, para uma luta diária contra a Covid-19.

Nesta segunda-feira (7), ele venceu e se tornou o paciente de número 1.500 a ganhar alta no hospital. Até o momento, já foram 1.530 recuperados na unidade.

“É muita felicidade, recebi um tratamento nota 10 do governo. Tinha hora que pensei que não ia dar, pois, foi a pior prova que já passei na vida. Agradeço a Deus por voltar pra minha família, motivo maior pra comemorar”, conta João, que deixou o Mané Garrincha aplaudido por uma dúzia de profissionais da equipe médica que cuidou dele.

Ainda sentado em uma cadeira de rodas, ganhou um abraço longo e emocionado da filha Priscila, que aguardava ansiosamente a chegada do pai e o conduziu até o carro.

“Foram dias de muita aflição, chegava a fazer até cinco ligações de vídeo todo dia para meu pai. Agora, vamos pra casa e realizar um culto de ação de graças pela vida dele. Nossa eterna gratidão a toda essa equipe do hospital”, afirma a médica-veterinária, que mora com o pai e o restante da família em Arniqueira.

Assim como João Capuzo, outros 33 pacientes deixaram nesta segunda-feira (7) o hospital de campanha. Desde 22 de maio, quando começou a funcionar, a unidade já recuperou até hoje 1.530 pacientes infectados com o novo coronavírus. Um trabalho minucioso e persistente numa unidade que conta com 197 leitos, sendo 173 de enfermaria, 4 de estabilização e 20 de suporte avançado.

“Um feito importantíssimo. Ele é parte do esforço que o GDF fez para implantar milhares de leitos para recuperação de pacientes com Covid. Excelente equipe e espaço, que levaram rapidamente recuperação à todos esses pacientes”, afirma Olavo Muller , secretário-adjunto de assistência a Saúde.

Profissionais de Saúde comemoram 1500 altas médicas de pacientes com Covid-19 – Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Um ipê de pacientes

A estrutura temporária criada pelo GDF para o enfrentamento à pandemia conta com 104 profissionais de diversas especialidades: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratórios, entre outros. Um time que diariamente se esforça em busca da recuperação de milhares de pessoas e aprende um pouco mais com cada caso da doença.

“Costumo dizer que aqui o paciente não é observado, e sim cuidado diuturnamente. Um hospital que desafoga o restante da rede pública e que oferece um serviço de qualidade, salvando vidas todos os dias”, revela o médico e diretor do hospital, Marcelo Mello.

Mello destaca que em agosto o Hospital de Campanha Mané Garrincha apresentou uma taxa de ocupação de leitos de 67%, ainda abaixo da média do DF que foi de 69% naquele mês. O percentual de até 70% é considerado dentro dos padrões pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Ter mais de 1,5 mil altas é uma alegria imensa. Apesar da rotina das pessoas estar voltando ao normal, a pandemia ainda não acabou. Ainda está muito presente por aí. Nossa estrutura é maravilhosa e a cada alta, a sensação é de dever cumprido”, diz a chefe da equipe médica, Anna Carolina Erbesdobler.

Ela e a equipe montaram um ipê amarelo de papel com as tradicionais flores da mesma cor e os nomes de cada um dos pacientes pendurados nos galhos marrons. Apesar dos bons números, a luta contra a doença segue em todo o Brasil. Já são mais de 120 mil mortes e o distanciamento social é o recomendado. Mas, para o hospital de campanha uma nova marca não tarda: “rumo aos 2.000 recuperados!”

Jovens candangos são reconhecidos por ação durante epidemia de dengue no DF

A Secretaria da Família e Juventude do Distrito Federal...

Start BSB NOW dá início a novo ciclo de inovação

Na noite de quarta-feira (3), o auditório da Finatec/UnB,...

Vigilância Sanitária em Saúde realiza últimos ajustes para ‘Operação Semana Santa’

Por Larissa Lustoza As equipes da Vigilância Sanitária em Saúde...

Estudantes aprendem sobre higiene bucal em ação do programa Saúde na Escola

Nesta sexta-feira (4), as crianças do Centro Educacional Casa...

Carro da Vacina ganha prêmio de experiências bem-sucedidas

Por Humberto Leite O Carro da Vacina foi premiado como...

Saúde amplia acesso a medicamento para pacientes com doença falciforme

Por Paula Laboissière O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira...

Destaques

Jovens candangos são reconhecidos por ação durante epidemia de dengue no DF

A Secretaria da Família e Juventude do Distrito Federal...

Start BSB NOW dá início a novo ciclo de inovação

Na noite de quarta-feira (3), o auditório da Finatec/UnB,...

Atendimentos do ambulatório de odontologia do HRSM ocorrerão no HRG e UBS 6 do Gama a partir de segunda (7)

Os atendimentos do ambulatório de odontologia do Hospital Regional...

Cruzeiro ganha dois novos campos sintéticos, calçadas e reforma da via principal

Os mais de 30 mil moradores do Cruzeiro têm...

Vigilância Sanitária em Saúde realiza últimos ajustes para ‘Operação Semana Santa’

Por Larissa Lustoza As equipes da Vigilância Sanitária em Saúde...