Por Caio Barbieri
O deputado distrital Guarda Janio (Pros) apresentou, neste domingo (1º/8), uma piora no quadro clínico decorrente da infecção por Covid-19 e precisou recorrer a um suporte respiratório.
Após uma melhora considerável no estado de saúde, o parlamentar tinha a previsão de receber alta do Hospital DF Star na próxima segunda-feira (2/8), mas a liberação foi descartada pela equipe médica.
De acordo com o boletim médico, o paciente apresenta “progressão do acometimento pulmonar pela Covid, estando em torno de 60% e aumento de parâmetros inflamatórios, sem sinais de infecção bacteriana secundária”.
Ainda de acordo com o relatório, “foi colocado um cateter nasal de alto fluxo com boa adaptação”. A fim de combater a inflamação, foi administrada a medicação tocilizumabe, que também auxiliará no quadro respiratório.
Internação
Guarda Janio está internado com Covid-19 desde a última quinta-feira (29/7). No boletim de sábado (31/7), os médicos indicaram melhoras no quadro clínico do parlamentar.
De acordo com a equipe médica, a capacidade respiratória do parlamentar havia evoluído e, conforme os exames daquele momento, o comprometimento dos pulmões havia caído de 50% para 20%.
O distrital apresentou sinais gripais na última terça-feira (27) e foi hospitalizado após agravamento dois sintomas. Janio procurou atendimento no Hospital São Francisco, em Ceilândia, uma das únicas unidades de saúde privada que aceitam o plano de saúde dos policiais militares.
A transferência se deu pelo fato de a Câmara Legislativa (CLDF) ter convênio com a nova unidade hospitalar.