17.5 C
Brasília
22 nov 2024 06:49


Crianças do Hospital de Santa Maria ganham presentes de Natal

Profissionais de saúde distribuíram brinquedos para o público infantil da unidade

O Papai Noel mandou uma missão especial nesta quinta-feira (23) para a equipe do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM): colocar sorrisos nos rostos das crianças internadas na ala pediátrica da unidade e tornar o Natal delas especial.

A cada quarto de internação, os olhos atentos e curiosos com os presentes confirmavam que a missão foi cumprida com sucesso. Para Miguel Alves Vieira, de 4 anos, a doação não poderia vir em melhor hora.

Minutos antes da cirurgia para tratar uma infecção no joelho, ele foi surpreendido com bonecos de super-heróis e um kit de pintura. O choro do medo do procedimento deu lugar a um largo sorriso: “Eu amo super heróis. Vou brincar com todos”, exclamou Miguel.

O kit de pintura rapidamente também ganhou utilidade. “Com ele, vou desenhar um dinossauro”, avisou o menino. Grata, a mãe, Maria Clara Vieira, 24, emocionou-se com a ação. “A previsão é que ele saia antes do Natal e, agora, já com um presente nas mãos”, disse.

Alegria nos corredores

Aos poucos, bonecas, carrinhos e um kit de pintura foram sendo distribuídos pelo corredor do 1º andar, de acordo com a faixa etária de cada criança. Embalados por músicas infantis, os profissionais saíam dos quartos com o coração cheio de esperança.

“A música é uma forma de cura da alma. E é uma gratidão muito grande participar deste momento intimista como as crianças”, declarou a nutricionista do HRSM, Caroline O Hanna de Araújo, que atuou como violonista na ação de hoje.

Também participaram da ação enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos clínicos, nutricionistas e fisioterapeutas. Todos os objetos foram higienizados e entregues respeitando os protocolos de prevenção exigidos por causa da pandemia do coronavírus.

“A gente tem que levar um pouco do espírito natalino e de acolhimento, para essas crianças que estão passando esse período em um ambiente hospitalar”, afirmou a gerente multiprofissional do Hospital de Santa Maria, Luciana Gomes.

Parceria com voluntárias do Mãos do Bem

A iniciativa só foi possível graças à parceria entre o HRSM e as voluntárias do Mãos do Bem, que arrecadaram os brinquedos. Ao todo, elas receberam 30 brinquedos em boas condições.

“Contamos com uma rede de amigos e conhecidos”, explicou Jessemine Duarte, coordenadora do Mãos do Bem. “Tivemos essa ideia, principalmente voltada para as crianças, porque elas são as que mais sentem as dificuldades de uma hospitalização, muitas vezes por não entenderem.”

O grupo foi fundado no início da pandemia, em março, para ajudar na fabricação de equipamentos de proteção individual (EPIs), que foram doados a unidades de saúde do DF. Depois, o foco passou a ser o público infantil, com a confecção de roupas de enxoval para crianças carentes.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever