Por Ana Karolline Rodrigues
A vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 nas escolas públicas do Distrito Federal ocorrerá aos sábados e está prevista para começar no próximo dia 19. A informação foi repassada à coluna Grande Angular, com exclusividade, pela secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.
Em entrevista ao Metrópoles, a gestora da pasta afirmou, nesta quarta-feira (9/3), que a criança deverá estar acompanhada de um responsável para ser vacinada. “Nós conversamos com a Saúde e concluímos que, por se tratar de crianças nessa faixa etária, elas têm de estar na companhia de um responsável: pai, mãe, avô, tio. Isso fez com que a gente repensasse a questão de ser durante a semana, porque o responsável sai para trabalhar. Então, vamos fazer nas escolas aos sábados”, explica Hélvia.
De acordo com Hélvia, a pasta quer que a campanha seja lúdica para os pequenos. “Queremos fazer uma coisa bem bacana, porque o espaço da UBS é totalmente voltado para a saúde, e o espaço escolar é mais acolhedor em termos de ludicidade”, destaca.
“Vamos começar, provavelmente, no dia 19. Ainda estamos fazendo todo um planejamento e a Saúde precisa desse tempo para organizar a equipe volante, pois vai tirar essa equipe da UBS e levar para a escola. Então, vamos primeiro começar com um projeto-piloto, para ver se há procura, se não há, porque não existe obrigatoriedade de vacinar”, enfatiza a secretária de Educação.
Ainda conforme Hélvia Paranaguá, a ideia é criar mais um local para a imunização infantil contra a Covid no DF. “A gente quer sensibilizar. Queremos abrir um espaço com essa ludicidade, com balão, algo que atraia a criança para que ela se sinta tranquila”, diz.
“Durante a semana, seria muito complicado, porque teríamos naquele ambiente a criança que já está imunizada e a que não está. O pai terá de estar presente e tem que esperar, porque a criança fica 20 minutos em observação. E, diante de tudo isso, ainda teria o horário da aula. Então, optamos por fazer aos sábados, com maior tranquilidade, bem organizado”, completa Hélvia.
As pastas da Educação e da Saúde do DF ainda discutem mais detalhes da campanha nas escolas. A ideia, porém, é que o governo divulgue com antecedência quais serão as unidades de ensino que vão disponibilizar a vacinação em cada sábado e que as escolas sejam pontos apenas de imunização infantil.
“É mais uma possibilidade que estamos abrindo aos sábados. Por exemplo, no Guará, no sábado, tem UBS que não funciona. Mas a escola vai estar aberta”, comenta a chefe da pasta da Educação.
“A campanha não ocorrerá em todas as escolas, porque a manipulação dessa vacina é muito delicada, e ela é específica para esta faixa etária, não pode ser confundida. Então, vamos aplicar em escolas classes, onde tem essa faixa de 5 a 11 anos, e alguns CEFs (Centros de Ensino Fundamental), porque o 6º ano tem crianças de 11 anos. Queremos uma escola que seja mais centralizada – dependendo, uma ou duas, mas isso a Saúde que vai dizer quantas equipes volantes estarão disponíveis. Mas vamos começar com um piloto, para termos uma avaliação de que está funcionando bem”, conclui Hélvia.