A Escola de Aprendizes de Marinheiros do Ceará realizou, de 20 a 22/6, a capacitação “Abordagem Técnica nas Tentativas de Suicídio” para os profissionais da Enfermagem militar da Marinha do Brasil, Exército, Força Aérea e Polícia Militar, ministrado pelo suboficial Jalbert Azeredo.
A capacitação discutiu o protocolo de Abordagem Técnica nas Tentativas de Suicídio (ATTS), que tem como fundamento a humanização do atendimento ao indivíduo que esteja em um cenário prestes a cometer suicídio. Através de técnicas de dissuasão com ferramentas de diálogo, o ATTS tem se mostrado eficaz e salvado a vida de muitas pessoas.
Durante o curso, os alunos foram colocados em diversos cenários simulados, onde puderam aplicar as técnicas de dissuasao necessárias para fazer com que a pessoa desista da tentativa de suicídio.
Abordagem Técnica à Tentativa Suicida em Ambiente Pré-Hospitalar
O 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) apresentou uma série de procedimentos no curso de Abordagem Técnica à Tentativa Suicida em Ambiente Pré-Hospitalar. A capacitação promoveu o combate ao preconceito acerca da saúde mental e suicídio. Dividido em três etapas, o curso discutiu também a prevenção através de possíveis sinais de alerta e casos de suicídios silenciosos e pósvenção dos sobreviventes enlutados.
A abordagem técnica atua como uma ponte de prevenção à futuras tentativas. Cerca de 50% das pessoas que não recebem o tratamento adequado irão tentar novamente, e no caso de uma segunda tentativa, a porcentagem sobe para 70%.