Por Ingrid Soares
Com foco na segurança alimentar e no atendimento a pacientes, acompanhantes e servidores, a revitalização da cozinha do Hospital Regional de Planaltina (HRPL) foi concluída. Um investimento total de R$ 350 mil permitiu a instalação de novos exaustores, troca de iluminação, bancadas e janelas; além de manutenção no piso, pintura, adequação da rede hidráulica, revestimento em azulejo, quadro de energia e inclusão de mais pontos de higienização das mãos.
O HRPL oferece, em média, 914 refeições ao dia, com seis alimentações diárias entre café da manhã, colação, almoço, merenda, jantar e ceia. A adequação foi possível graças ao contrato de manutenção regular firmado junto à Secretaria de Saúde (SES-DF).
“As adequações trazem melhorias na ambiência do espaço, conforto térmico e segurança do colaborador. Além disso, fica mais fácil de fiscalizar a higienização e a organização dos processos conforme a legislação sanitária. O principal benefício aos pacientes e demais usuários do é a maior segurança do controle higiênico-sanitário dos alimentos”, destaca o diretor administrativo da Região Norte de Saúde, Marcus Sérgio da Silva Batista.
Durante as adequações, iniciadas em março deste ano, não houve paralisação dos serviços no espaço, uma vez que a revitalização foi executada por etapas, principalmente no período noturno. “Hoje a cozinha está de cara nova. Conseguimos visualizar melhor os equipamentos como um todo, montar a cozinha de modo que atenda nossas necessidade e agilizar o abastecimento. Isso tudo resulta em uma qualidade de alimentação ainda maior aos pacientes e servidores”, avalia a gerente administrativa da Unidade de Alimentação Nutricional (UAN) do hospital, Luana Silva Padilha.
Prova disso é a paciente Maryana Dias Matos, 29 anos, moradora do Arapoanga. Internada na maternidade do hospital após dar à luz ao pequeno Romeu, foi só elogios à comida servida. “Recebo as refeições direitinho, tudo bem completo. Estou gostando bastante, tudo de ótima qualidade, sempre no horário, comida gostosa, com variedade de frutas e cardápio balanceado”, relatou, ao lado do marido Renan Alves dos Santos, 25 anos, que também aprovou o que comeu.
Mais melhorias
O Hospital de Samambaia (HRSam) também passou por revitalizações recentes na área de cozinha este ano. Em agosto, foi a vez da a cozinha e do refeitório do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Além de adequações, ainda em curso, na cozinha do Instituto de Saúde Mental (ISM). Os resultados indicam o empenho da SES-DF para aprimorar a qualidade e a segurança alimentar de seus usuários e profissionais