Foi definida nesta quarta-feira, 24 de maio, a lista tríplice para escolha do representante do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que ocupará a vaga de conselheiro no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no próximo biênio (2023/2025).
O promotor de Justiça Moacyr Rey Filho (218 votos), o procurador de Justiça Francisco Leite de Oliveira (157 votos) e o promotor de Justiça Sérgio Eduardo Gomide (149 votos), por ordem de votação, foram os escolhidos pelos integrantes do Colégio de Procuradores e Promotores de Justiça.
Agora, caberá ao procurador-geral de Justiça, Georges Seigneur, a definição de um nome que será submetido à sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal e, caso seja aprovado em Plenário, será nomeado para o cargo.
O mandato do atual conselheiro, Moacyr Rey Filho, termina em setembro deste ano. Concorreram às eleições os membros do MPDFT com mais 35 anos de idade e que já tenham completado mais de 10 anos de carreira.
A votação foi encerrada às 20h desta quarta-feira (24/05) e ocorreu no sistema de votação eletrônico Votus, mediante voto plurinominal, facultativo e secreto. As eleições foram conduzidas pela Comissão Eleitoral institucionalizada na Portaria 403/2023.