Com a crise hídrica que afeta o Distrito Federal, o deputado Juarezão (PSB) tem se mostrado um verdadeiro defensor da população, sempre em busca de respostas e soluções.
O deputado Juarezão acompanhou a visita da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEAGRI) e da EMATER aos canais de irrigação do Córrego Cristal e o Guariroba, na Bacia do Descoberto. Este é o segundo ramal na região a sofrer intervenção para evitar a perda hídrica por infiltração e evapotranspiração, que pode chegar a 60% de perda em períodos de seca. Ao todo, mais de 300 famílias serão beneficiadas. A obra contempla mais de cinco quilômetros de canais para região.
A medida é uma das frentes de ação do Governo de Brasília para assegurar o abastecimento de água à população do Distrito Federal, em especial no próximo período de estiagem.
“Eu me preocupo com a questão hídrica e por isso destinei emendas parlamentares para que fossem feitos estes canais, já que o abastecimento de Brasília depende destes investimentos. Esperamos que no futuro a nossa cidade não passe pela mesma situação que está passando hoje. Pois estamos construindo agora soluções que beneficiarão a todos nos próximos anos”, defendeu o deputado Juarezão.
A revitalização já surte efeitos no Descoberto, de acordo com o subsecretário de Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Hercílio Matos. “Avaliamos que houve ganhos de água para o reservatório. Ainda não precisamos o volume, mas já é visível que ela tem chegado em maior quantidade para vários produtores da região”, afirma Matos.
“Ao fim da recuperação dos sete canais, espera-se um incremento de 126 litros por segundo à barragem. É o equivalente para abastecimento de uma cidade de 300 mil habitantes”, compara o subsecretário. As obras foram realizadas com recursos de emenda parlamentar do Deputado Juarezão, um grande apoiador dos produtores rurais do Distrito Federal.
Fonte: Ascom Juarezão