20.5 C
Brasília
15 dez 2025 13:16

Detran abre inscrições para Curso Mobilidade e Trânsito

Professores podem se inscrever no site da Eape até dia 24 de março; capacitação faz parte do Programa Detran nas Escolas

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) está com as inscrições abertas, até dia 24 de março, para o 7º Ciclo do Curso Mobilidade e Trânsito, do Programa Detran nas Escolas. O curso será realizado de 8 de abril a 8 de julho de 2021, totalmente na modalidade on-line, com duração de 120 horas e certificação emitida pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape).

Podem se inscrever professores da educação infantil, anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA). As inscrições devem ser realizadas no site Eape.

“A escola é nossa grande parceira na propagação da educação de trânsito. Sabemos que cada professor tem um potencial incalculável nessa rede de multiplicação e fortalecimento dos conceitos e das reflexões sobre as práticas necessárias a uma mobilidade segura, na nossa sociedade. Por isso, já capacitamos muitos profissionais da rede pública em todas as modalidades de ensino e estamos abrindo mais 2 mil vagas este ano, para ampliar cada vez mais o alcance desse projeto”, destaca o diretor-geral do Detran, Zélio Maia.

Cerca de 4 mil professores já participaram do Programa Detran nas Escolas. Para 2021, serão oferecidas 480 vagas para professores que atuam na educação infantil, 320 para os docentes do 1º ano, 320 para 2º ano, 320 para 3º ano, 320 para os 4º e 5º anos, 160 para aqueles que trabalham nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e 80 para os professores do ensino médio e EJA.

Material didático

Para auxiliar no sucesso do desenvolvimento do programa na Unidade Escolar, os cursistas que atuam na educação infantil receberão o kit de jogos e os dos anos iniciais receberão o kit de livros, contendo o livro do professor e um livro do aluno para cada estudante da respectiva turma de regência. Todo o material foi desenvolvido com base no Currículo em Movimento do Distrito Federal e tem sincronia com a abordagem pedagógica das aprendizagens significativas.

“Nosso objetivo é levar às escolas a discussão e as reflexões sobre a temática mobilidade e trânsito integradas à base curricular, a fim de que a sociedade seja acessada por meio dos alunos dos diversos níveis escolares.

Para isso, desenvolvemos um material didático específico para cada modalidade de ensino, que ajudará o professor no desenvolvimento das atividades pedagógicas com seus alunos”, explica o diretor de Educação de Trânsito, Marcelo Granja.

 Detran nas Escolas

Ciclo de Formação de Professores é uma das ações pedagógicas do Programa Detran nas Escolas, implementado por meio do Termo de Cooperação Técnica nº 05/2020, firmado entre o Detran-DF e a Secretaria de Estado de Educação do DF. O objetivo da parceria é estabelecer a educação para o trânsito numa perspectiva da cultura de paz no trânsito e na garantia do direito à mobilidade segura.

Direito menstrual gera quase o dobro de engajamento nas redes sociais

Por Kleber Karpov O debate político e social sobre o...

Carla Zambelli renuncia ao mandato de deputada

Por Kleber Karpov A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) renunciou...

SUS realiza maior mutirão da história com 61,6 mil procedimentos cirúrgicos

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde promove neste fim...

Brasileiros reduzem discussões políticas em grupos de whatsapp

Por Kleber Karpov O compartilhamento de notícias e opiniões sobre...

Ocorrências com pipas na rede elétrica sobem 14% no DF e afetam mais de 138 mil clientes

Por Kleber Karpov A Neoenergia Brasília registrou um aumento preocupante...

GDF inaugura unidade inédita que unifica forças de segurança no Setor Comercial Sul

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou,...

Natal Solidário do GDF leva magia e serviços para mil pessoas em Sol Nascente

Por Kleber Karpov Cerca de mil pessoas, entre crianças e...

Sífilis acelera crescimento no país e atinge jovens e gestantes

Por Kleber Karpov A sífilis mantém um ritmo acelerado de...

Destaques

Direito menstrual gera quase o dobro de engajamento nas redes sociais

Por Kleber Karpov O debate político e social sobre o...

Carla Zambelli renuncia ao mandato de deputada

Por Kleber Karpov A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) renunciou...

SUS realiza maior mutirão da história com 61,6 mil procedimentos cirúrgicos

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde promove neste fim...

Brasileiros reduzem discussões políticas em grupos de whatsapp

Por Kleber Karpov O compartilhamento de notícias e opiniões sobre...

Ocorrências com pipas na rede elétrica sobem 14% no DF e afetam mais de 138 mil clientes

Por Kleber Karpov A Neoenergia Brasília registrou um aumento preocupante...