DF adota nova estratégia de vacinação contra a covid-19

Uma das principais novidades é a inclusão do imunizante no Calendário Nacional de Vacinação de rotina para gestantes e idosos



A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) passou a adotar a nova estratégia de vacinação contra a covid-19 divulgada esta semana pelo Ministério da Saúde (MS). A partir de agora, a vacina contra covid-19 faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para gestantes e idosos, bem como para crianças de 6 meses a 4 anos, que já havia sido incorporada no início do ano. Também foi iniciada a oferta da vacina da Zalika Farmacêutica no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

As gestantes devem ser imunizadas com uma dose a cada gestação. Já os idosos (60 anos ou mais) receberão uma dose a cada seis meses.

A vacinação dos demais grupos especiais a partir de 5 anos de idade será realizada anualmente em qualquer sala de vacina do DF, sendo a cada seis meses para imunocomprometidos.

Publicidade

Os seguintes grupos devem realizar a vacinação a cada ano: pessoas vivendo em instituições de longa permanência; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Segundo a Secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, as pessoas não podem perder a atenção com relação à doença. “A covid-19 ainda causa a perda de vidas no DF. É imprescindível que a população elegível mantenha a vacinação em dia”, afirma.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina da Zalika Farmacêutica, que começou a ser distribuída no Brasil em dezembro, demonstrou segurança e alta eficácia contra casos sintomáticos de covid-19 em adultos, além de ter vantagens logísticas como o alto prazo de validade e a facilidade para o transporte e armazenamento. A vacina será utilizada no Brasil para indivíduos com 12 anos ou mais, faixa etária aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para as crianças com menos de 12 anos, será distribuída a vacina de RNA mensageiro da Pfizer. As crianças, de 6 meses a 4 anos, que iniciarem o esquema com essa vacina deverão receber três doses do imunizante, com intervalos de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose; e de oito semanas entre a segunda e terceira dose. Já as crianças, de 6 meses a 4 anos, que iniciaram o esquema com a vacina da Moderna devem concluir o esquema de duas doses com esse mesmo imunizante, com intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorCofen e USAID oferecem 2.400 vagas em curso gratuito sobre sistema de comando de incidentes
Próximo artigoBRB é destaque no Brasil Startup Awards e conquista dois prêmios de inovação