21.5 C
Brasília
29 nov 2024 18:48


DF ganha reforço ao combate à dengue com nomeação de 800 agentes de saúde

Por Kleber Karpov

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), nomeou nesta sexta-feira (29/Nov), um total de 800 agentes de saúde para atuar no combate à dengue e no Programa Saúde da Família (ESF) do Distrito Federal. Ao todo, Rocha deu posse a 400 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e 400 Agentes de Vigilância Ambiental de Saúde (AVASs).

Durante o ato de posse, Rocha lembrou a contratação, desde 2019, de mais de 7 mil servidores nomeados na Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF). “A saúde é uma área extremamente difícil, requer muitos investimentos e os recursos são curtos. Por mais que a gente tenha aumentando os investimentos e contratado mais de 7 mil profissionais da área, ainda tem deficiências na nossa cidade que precisam ser vencidas e vão ser vencidas ao longo do tempo. A vantagem é que este governo tem a consciência de que precisamos melhorar e trabalhamos todos os dias para que isso aconteça”.

Combate à dengue

Na mesma linha, a vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressista) também ressaltou a importância das nomeações dos 800 agentes de saúde para atuar na Atenção Primária de Saúde (APS), sobretudo na prevenção e combate à dengue. “A nomeação será um reforço muito importante, principalmente, com o período de chuvas e a intensificação do trabalho de prevenção e combate à dengue”.

Em decorrência de diversos fatores, o que incluiu mudanças climáticas, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil se tornou epicentro global, em 2024, com registro da ocorrência de mais de 50% dos casos de dengue no mundo. Situação essa em afetou, diversos estados brasileiros, em especial o Distrito Federal.

Compromisso cumprido

Celina Leão ratificou ainda o compromisso do governador para com a população do DF, com a ampliação de acesso e oferta de profissionais de saúde à cidade. “Além de mais um compromisso cumprido pelo governador Ibaneis, a nomeação será um reforço muito importante, principalmente, com o período de chuvas e a intensificação do trabalho de prevenção e combate à dengue. Neste GDF, não poupamos esforços para levar constantes melhorias para a saúde da nossa população e contamos com cada um dos novos agentes para nos ajudar a cuidar e proteger a nossa população”, afirmou Celina Leão.

Logística

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, por sua vez, também chamou atenção à oferta de profissionais de saúde, em especial, em localidades menos assistidas do DF, ao observar que essas devem ser prioritárias para o recebimento do reforço dos profissionais da APS.

“Estamos tendo bastante cuidado, bastante zelo em fazer toda essa distribuição desses agentes para que eles estejam nas regiões de saúde onde havia menos profissionais e, também, onde há uma maior demanda. Hoje, as regiões Oeste, Sudoeste e Norte registram as maiores demandas de campo”, explicou.

Resposta à cidade

Para o deputado distrital, Jorge Vianna (PSD) que acompanhou a cerimônia de posse dos 800 agentes de saúde, o governador do DF, mais uma vez ratifica o compromisso com a população do DF e, sobretudo dá o suporte necessário ao Sistema Único de Saúde do DF para atuar no combate. a dengue e outras arboviroses.

“Hoje tivemos um apoio fortíssimo nessa guerra contra a dengue e as arboviroses . O governador Ibaneis acerta em contratar nesse momento, que é o momento crítico da incidência de arboviroses. “, afirmou Vianna.

Ao PDNews, o parlamentar lembrou ainda que Rocha “foi além”, ao reforçar o quadro de profissionais da atenção primária, com 800 profissionais de saúde, algo, segundo Vianna, inédito na APS do Distrito Federal.

“Mais que isso, essas nomeações reformam e fortalecimento do serviço público do DF e isso é muito importante pois é a recomposição do quadro que sempre pedimos.”, disse Vianna ao observar que “Historicamente, nunca houve uma chamada tão grande de ACS e AVAS de uma única vez. O governador até nisso deu uma inovada. Estou feliz porque fui um grande articulador para que isso acontecesse.”, concluiu.

Reconhecimento

Deputado distrital, Jorge Vianna, aponta que governo supera expectativas com contratações de agentes de saúde – Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Para o distrital, esse reforço da APS por parte do governo é recebida com “imensa satisfação e alegria” pois o governo sinaliza para a importância da atuação e reconhece a atuação séria do parlamentar, em prol da saúde pública do DF. A referência de Vianna se dá em relação às sugestões apresentadas a Rocha quanto a necessidade de reforço da APS, inclusive com a quantificação de profissionais necessários a suprir a demanda reprimida agentes para atuar na Atenção primária do DF.

“Estou extremamente feliz pois nós fizemos reuniões onde demonstramos a necessidade desses agentes de saúde e até conseguimos emplacar a quantidade de 400 profissionais para cada cargo. O governador Ibaneis, convencido que eram de fato importantes e necessárias, acabou fazendo essas nomeações. Então fico feliz pois sei que minha participação foi e é importante e eles [membros do governo] reconhecem isso. O meu trabalho está sendo visto, respeitado e elogiado.”, concluiu Vianna.

 

Depositphotos Parceiro Política Distrital

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever