17.5 C
Brasília
22 nov 2024 05:02


DF inicia vacinação bivalente contra a covid-19 para novos grupos

Nesta etapa, poderão receber o imunizante profissionais de saúde, trabalhadores do sistema prisional, pessoas com deficiência e população privada de liberdade

A Secretaria de Saúde (SES) do Distrito Federal inicia nesta quarta-feira (22) a imunização de profissionais de saúde, trabalhadores prisionais, população privada de liberdade e pessoas com deficiência permanente com a versão bivalente da vacina contra a covid-19. O imunizante estará disponível em mais de 90 locais com atendimento das 8h às 17h. A lista completa pode ser conferida no site da SES.

O subsecretário de Vigilância à Saúde do DF, Divino Valero, destaca que é essencial priorizar a proteção do profissional que está na linha de frente do combate à doença: “É uma forma de valorizar esse trabalhador, que é o primeiro a receber os casos suspeitos, prováveis, entre outros”. Serão contemplados tanto servidores da rede pública quanto empregados do setor privado.

700.064moradores do DF, entre pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores e moradores de instituição de longa permanência com 12 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, também a partir dos 12 anos, gestantes e puérperas que tenham tido filhos em até 45 dias aptos a receberem a vacina, podem receber o imunizante bivalente contra a covid-19

A orientação aos profissionais de saúde é comparecer a uma das unidades básicas de saúde (UBSs) com o cartão de vacina, o documento de identificação e a comprovação do trabalho na área (crachá, carteira de conselho profissional ou contracheque, por exemplo). É preciso ter  passado pelo menos quatro meses desde a última dose da vacina contra o coronavírus.

A comprovação profissional também é necessária para os trabalhadores do sistema prisional e do socioeducativo. A SES ofertará a vacinação bivalente tanto para a população privada de liberdade quanto aos adolescentes em medidas socioeducativas, por meio de estrutura de saúde disponibilizada a essas populações.

Para as pessoas com deficiência permanente, as UBSs são os locais de referência para a aplicação da vacina bivalente. Em casos específicos, será preciso apresentar laudo médico ou exame que comprove a deficiência. É obrigatório ter mais de 12 anos de idade.

Outros grupos

A vacinação com a versão bivalente do imunizante contra a covid-19 continua disponível para todas as pessoas com 60 anos ou mais; aos trabalhadores e moradores de instituição de longa permanência com 12 anos ou mais; a pessoas imunocomprometidas, também a partir dos 12 anos; às gestantes e puérperas que tenham tido filhos em até 45 dias. Ao todo, são 700.064 moradores da capital federal aptos a receberem a vacina.

De acordo com a gerente da Rede de Frio Central da SES, Tereza Luiza Pereira, o movimento nas unidades tem sido tranquilo. “Até ontem, tínhamos cerca de 430 mil pessoas aptas à vacinação, mas apenas 89.239 delas compareceram para receber o reforço”, explica.

Com o recebimento de mais imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde, há 71.474 doses no estoque da Rede de Frio Central e cerca de 57 mil distribuídas nos locais de vacinação.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever