DF Inova Tech oferece 600 vagas para cursos gratuitos de capacitação

Em parceria com o Senai-DF, formações são destinadas a pessoas de baixa renda, estudantes do ensino médio, trabalhadores em geral e desempregados. Inscrições vão até 21 de outubro



A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF) lançam, nesta terça-feira (22), 600 vagas para cursos gratuitos de qualificação, aperfeiçoamento e iniciação profissional, por meio do programa DF Inova Tech. As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).

As formações são destinadas a pessoas de baixa renda, estudantes do ensino médio, trabalhadores em geral e desempregados.

“Investir na formação de recursos humanos, em especial nas áreas tecnológicas, é fundamental para que conquistemos um novo padrão de inovação nas empresas e na sociedade. Neste sentido, os cursos oferecidos pelo programa DF Inova Tech são uma importante ferramenta para inclusão de jovens e adultos, cujo principal objetivo é estimular a economia do DF por meio da geração de emprego e renda”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Amaral.

Publicidade

As inscrições devem ser feitas pelo site do Senai-DF  até 21 de outubro ou enquanto houver vagas. Há opções de cursos nas escolas de Brasília, que fica no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), do Gama e de Taguatinga. Há vagas nos turnos matutino, vespertino e noturno, e nas áreas de construção, energias renováveis, gestão, tecnologia da informação e vestuário.

Os cursos ofertados neste edital são presenciais, divididos nas modalidades de qualificação, de aperfeiçoamento e de iniciação profissional, de curta duração, com cargas que variam de 20 a 240 horas/aula. O primeiro tem o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho ou de lhe permitir uma recolocação profissional. Já o segundo, trata da ampliação ou da atualização de competências de determinado perfil profissional. O último é complementação de conhecimento prévio que o aluno já tenha. Em ambos os casos, os concluintes recebem certificados.

6 milNúmero de certificados entregues desde 2019 pelo programa DF Inova Tech

Inscrição

No formulário de inscrição é necessário inserir cópia do RG (frente e verso). Em seguida, o candidato receberá um e-mail confirmando a inscrição.

Os pré-requisitos variam conforme o curso e as vagas serão ocupadas por ordem de inscrição. O Senai-DF convocará os inscritos, por e-mail ou por telefone, para efetivarem a matrícula quando as turmas atingirem a quantidade mínima de alunos.

O prazo para comparecer à escola em que o curso será ofertado é de até dois dias úteis após a convocação, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h. Menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal. O não comparecimento acarretará a perda da vaga.

O DF Inova Tech não permite que os alunos cursem outra formação no Senai-DF simultaneamente. Após a conclusão do curso, o interessado poderá se inscrever em outra capacitação. Leia aqui o edital.

Sobre o DF Inova Tech

O programa DF Inova Tech é fruto de um convênio assinado em 2019 pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF) com o Senai-DF, que é responsável pela formação dos profissionais. O objetivo é qualificar profissionais para o setor produtivo, estimulando a inovação. Desde o início da iniciativa, já foram entregues 6 mil certificados.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorPolícia Penal forma mais de 1,5 mil aprovados em curso e ganha 57 viaturas
Próximo artigoArniqueira terá atendimento sobre violência doméstica nesta quarta (23)