29.5 C
Brasília
15 fev 2025 14:34

DF participa de evento nacional sobre segurança pública

Encontro ocorre até esta quinta-feira (17), em São Paulo, para integração e troca de experiências entre secretários da área

Com abertura ocorrida nesta quarta-feira (16), secretários de segurança pública de todo o país reúnem-se em São Paulo para o terceiro encontro extraordinário do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). O evento, que termina nesta quinta-feira (17), reúne os secretários de segurança de todo o país para discussão de políticas públicas para combate à criminalidade e troca de experiências e práticas exitosas entre as unidades da Federação.

Audiência de custódia, abordagem policial, monitoração eletrônica e indicadores de criminalidade foram alguns temas debatidos pelos titulares das secretarias de segurança do país. O encontro ocorre ao mesmo tempo que a COP 2024, evento latinoamericano de segurança pública e atividade policial, a COP Internacional.

O secretário de Segurança do DF, Sandro Avelar, que é presidente do Consesp, falou da necessidade dos debates para criação de diretrizes nacionais. “A partir desse alinhamento, é possível fortalecer o Conselho, o que possibilita atuarmos de forma cada vez mais estratégica. Estarmos num evento como este para falarmos de forma direta e clara com representantes do Ministério da Justiça e os titulares das secretarias de segurança de todo o país sobre temas essencialmente necessários para o país e uma forma de construção de soluções”.

Consesp

O Consesp surgiu em abril de 2003 como Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública, durante a realização do Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública. Em março de 2022 foi instituído como Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio do Decreto nº 11.009/2022.

A finalidade do colegiado é representar os interesses comuns das secretarias de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal, ou congêneres, junto ao MJSP, promovendo a articulação institucional e propondo ao Ministério da Justiça e Segurança Pública medidas para aperfeiçoamento do Sistema Único de Segurança Pública. As reuniões são realizadas a cada três meses em diferentes estados.

“A criação do Consesp se deu com o propósito de promover a cooperação entre os órgãos de segurança pública para facilitar a análise de dados criminais, compartilhar experiências e promover uma coordenação efetiva entre os governos estadual e federal”, ressalta Avelar.

Destaques

Projeto itinerante de popularização da ciência é lançado em Ceilândia

A partir da próxima semana, a popularização da ciência...

Ibaneis inaugura segunda escola integral bilíngue em Libras-Português do DF

Por Ian Ferraz e Victor Fuzeira Brincar, aprender e conversar com...

Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil reforça a importância do diagnóstico precoce

Por Karinne Viana Aos 8 anos de idade, Davi Matos,...

Salve Jorge: Representantes da carreira GAPS se reúnem com secretária de Saúde para encaminhar proposta de reajuste salarial

Por Kleber Karpov Em sequência ao rito estabelecido pelo GDF,...

Ministério da Saúde amplia idade para receber vacina contra a dengue

Por Mariana Tokarnia As vacinas contra a dengue que estiverem...