Quem for pego sem o documento cometerá infração gravíssima, com multa e remoção do veículo
Termina na próxima quinta-feira (31), a validade do licenciamento de 2016. Na sexta-feira, 1º de setembro, o condutor que for pego dirigindo sem o CRLV 2017 cometerá uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo, além de outras despesas com guincho, diária, vistoria e serviço de liberação, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
Para licenciar o veículo, o condutor não precisa mais ir ao Departamento de Trânsito (Detran-DF). Quem quitou todos os débitos e ainda não recebeu o documento, em casa, basta acessar o site do órgão www.detran.df.gov.br e emitir o Protocolo de Autorização Provisória para a Circulação de Veículo.
O documento provisório tem validade de 30 dias e cada proprietário poderá tirar a autorização somente uma única vez. Até o momento, o sistema do Detran já registrou a emissão de 6.465 autorizações provisórias.
Regularização
Para regularizar a situação do veículo, o usuário também não precisa se deslocar ao Detran. Basta entrar no site e imprimir os boletos de débitos, tais como, IPVA, DPVAT – seguro obrigatório, taxa de Licenciamento e multas pendentes.
Após a quitação dos débitos, o documento do veículo será enviado, automaticamente, ao endereço registrado no sistema do Detran. Por isso, é importante que o usuário mantenha o endereço atualizado.
Autuações
Somente este ano, 20.669 condutores foram autuados no DF por não estar com o licenciamento do veículo regularizado. Já no ano passado – de janeiro a dezembro – a falta do documento gerou 28.331 multas.
A quatro dias para vencer o CRLV de 2016, praticamente, metade da frota do Distrito Federal foi licenciada, 49,97%, ou seja, 848.553 dos 1.697.893 veículos. No ano passado, a frota licenciada atingiu 68,72% e, em 2015, 72,31%.
Fonte: Detran-DF