23.5 C
Brasília
14 abr 2025 13:55

Diagnóstico precoce possibilita maior qualidade de vida a portadores de HIV

O tratamento feito de forma adequada permite o controle da doença

A Secretaria de Saúde inicia, partir desta segunda-feira (23), atividades da Semana Distrital de Prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) que antecedem o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro – mês da campanha Dezembro Vermelho. O objetivo é conscientizar a população sobre as medidas preventivas e o tratamento da doença.

Entre os dias 23 de novembro e 1º de dezembro, as unidades básicas de saúde (UBSs) farão atividades preventivas como testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C; distribuição de preservativos e ações educativas aos pacientes.

A síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) é a manifestação clínica da infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) que, ao longo de diversos anos, destrói as células do sistema imunológico e torna a pessoa vulnerável a diversas doenças que podem inclusive levar a óbito.

O vírus é transmitido através de relações sexuais com uma pessoa infectada ou com o contato com o sangue infectado. A gestante com HIV também pode transmitir a doença para o filho durante a gravidez, no parto ou na amamentação com o leite materno infectado (transmissão vertical).

Importância da prevenção

Segundo a gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Beatriz Maciel Luz, com as medidas de tratamento e de prevenção é possível não só deter o avanço da epidemia, como também garantir um tratamento adequado à pessoa com HIV/Aids.

“O diagnóstico precoce, combinando o tratamento oportuno com as medidas de prevenção e profilaxia, contribuem não só para reduzir a transmissão sexual e a transmissão vertical da doença, como também dão qualidade de vida ao portador do HIV/Aids”, informa Beatriz.

No DF, 92% dos pacientes com HIV/Aids em tratamento adequado conseguiram alcançar a carga viral indetectável, o que reduz a quase zero a chance de desenvolverem infecções oportunistas ou até mesmo de transmitir para outra pessoa. “Hoje em dia tratamento também é sinônimo de prevenção. Apesar de ainda não ter sido encontrada a cura, é possível manter a doença crônica controlada”, destaca a gerente.

Nos SAEs são feitos outros exames complementares para averiguar a situação de saúde e o estágio da infecção para estabelecer o tratamento adequado com os antirretrovirais e outros medicamentos indicados, quando necessário. Ao todo, são oito unidades públicas de saúde especializadas: Hospital Dia (508 Sul), ambulatórios dos hospitais regionais de Sobradinho, Ceilândia e Universitário de Brasília e nas policlínicas de Taguatinga, Lago Sul, Planaltina e Gama.

“Uma vez diagnosticado e em atendimento no Serviço Especializado, o paciente receberá a orientação quanto à documentação necessária para retirar o medicamento. A prescrição do esquema terapêutico é individualizado, de acordo com cada caso, seguindo os protocolos clínicos do Ministério da Saúde”, explica a gerente.

Atendimento no SUS

O teste rápido para HIV está disponível em todas as UBSs e no Núcleo de Testagem e Aconselhamento (NTA), localizado na Rodoviária do Plano Piloto. O paciente que realiza o teste e tem um exame positivo e diagnóstico confirmado é encaminhado a um Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em HIV/AIDS.

Inauguradas e reformadas, UBSs potencializam Atenção Primária à Saúde no DF

Por Jak Spies Para fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS),...

Bolsonaro passa por cirurgia no intestino neste domingo

Por André Richter O ex-presidente Jair Bolsonaro passa por uma...

Apenas seis cursos de medicina têm nota máxima no Enade

Por Luiz Cláudio Ferreira Dos 309 cursos de medicina que...

Em entrevista Jorge Vianna sugere concessão de interstício aos policiais militares do DF

Por Kleber Karpov Em entrevista à Rádio Metrópoles, o deputado...

Brasília 65 anos: Veja programação completa dos três dias de comemorações

Por Karol Ribeiro A programação oficial da celebração dos 65 anos...

Vacina contra gripe é segura e não causa a doença; saiba mais verdades

Por Tâmara Freire A campanha de vacinação contra a gripe...

Destaques

Inauguradas e reformadas, UBSs potencializam Atenção Primária à Saúde no DF

Por Jak Spies Para fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS),...

Que Mico foi esse? 10 atos para não cometer gafes ou cometer injustiças ao falar do Sistema Único de Saúde brasileiro

Por Kleber Karpov A cantora e influenciadora Jordana Gleise de...

Bolsonaro passa por cirurgia no intestino neste domingo

Por André Richter O ex-presidente Jair Bolsonaro passa por uma...

Apenas seis cursos de medicina têm nota máxima no Enade

Por Luiz Cláudio Ferreira Dos 309 cursos de medicina que...