28.5 C
Brasília
02 abr 2025 14:29

Diretores de escolas públicas devem receber formação contra violência

Representantes das secretarias de Educação e de Segurança se unem em capacitação; próxima reunião será nesta segunda-feira (17)

Diretores das escolas públicas do DF vão receber orientações relativas à prevenção e ao enfrentamento de situações de violência no espaço escolar. A ação faz parte do plano de segurança para as escolas anunciado em entrevista coletiva, nesta quinta-feira (13), pelos secretários de Educação, Hélvia Paranaguá, e de Segurança Pública, Sandro Avelar.

Os secretários de Educação, Hélvia Paranaguá, e de Segurança Pública, Sandro Avelar: pastas se alinham para garantir a segurança nas escolas | Foto: Mary Leal/SEE

“Estamos vivendo um novo momento em todo o Brasil que gera uma comoção social muito grande. Nossos diretores precisam estar atentos, saber como vão chamar os pais”Hélvia Paranaguá, secretária de Educação

Proferida por profissionais da área de segurança pública, a palestra está agendada para segunda-feira (17), durante todo o dia, no Auditório Coronel José Nilton Matos, da Academia de Bombeiros Militar, no Setor Policial Sul. No encontro, os protocolos de segurança definidos pela SSP serão transmitidos aos diretores das unidades de ensino. “Todos os diretores precisam saber como agir para manter o ambiente escolar seguro”, afirma a secretária Hélvia Paranaguá.

O objetivo é que os diretores sejam multiplicadores do conhecimento e repassem as orientações para a comunidade escolar. “Essa é a melhor forma de fazer a formação em tempo rápido para os 40 mil professores”, explica Hélvia. “Eles levarão tudo às suas equipes, o que inclui não somente os professores, mas orientadores, pedagogos, porteiros, os presentes no dia a dia da rotina escolar. Temos que repassar essas orientações. Estamos vivendo um novo momento em todo o Brasil que gera uma comoção social muito grande. Nossos diretores precisam estar atentos, saber como vão chamar os pais”.

Para o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, a aproximação com educadores e gestores da educação é muito importante no momento. “Não só pela oportunidade de troca de experiências entre os profissionais de segurança e de educação, mas para tratar sobre as ações preventivas de segurança pública que visam dar tranquilidade ao pleno funcionamento das instituições de ensino”, avalia.

A formação será dividida em dois grupos, de acordo com as etapas de ensino de cada escola. Pela manhã, das 8h30 às 12h, reúne-se o Grupo 1, formado por diretores de unidades escolares de educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais) e de instituições educacionais parceiras. Já entre as 14h e as 17h30, será a vez do Grupo 2: diretores de unidades escolares de ensino fundamental (anos finais), do ensino médio, de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de educação profissional e ensino especial.

Brasília comemora 28 anos de respeito ao pedestre na faixa

No dia 1º de abril de 2025, Brasília comemora...

Processo Seletivo: Saúde divulga resultado final para médicos neonatologistas

Por Humberto Leite A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Governo vê casos isolados de sarampo, mas reforça vacina no Rio

Por Rafael Cardoso O Ministério da Saúde entende que os...

PGR pede prisão de Léo Índio, sobrinho de Bolsonaro que fugiu para Argentina

Por André Richter O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu...

Distrito Federal vai pagar R$ 300 milhões em precatórios do TJDFT

A Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) iniciou, nesta segunda-feira...

Destaques

Brasília comemora 28 anos de respeito ao pedestre na faixa

No dia 1º de abril de 2025, Brasília comemora...

Processo Seletivo: Saúde divulga resultado final para médicos neonatologistas

Por Humberto Leite A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Instituto de Cardiologia e Transplantes do DF celebra 16 anos como referência nacional em transplantes de órgãos

Por Larissa Lustoza O Instituto de Cardiologia e Transplantes do...

Governo vê casos isolados de sarampo, mas reforça vacina no Rio

Por Rafael Cardoso O Ministério da Saúde entende que os...