28.5 C
Brasília
30 mar 2025 17:51

Distritais anunciam trancamento da pauta até GDF retomar diálogo com moradores de condomínios

Por Luís Cláudio Alves

Um grupo de pelo menos dez deputados distritais anunciou nesta segunda-feira (26) que vai trancar a pauta de votações da Câmara Legislativa do Distrito Federal até que o governador Rodrigo Rollemberg retome o diálogo com moradores de condomínios irregulares. O anúncio foi feito durante audiência pública realizada nesta manhã para discutir a derrubada de construções e residências em várias localidades do DF.

A sugestão do trancamento da pauta foi apresentada por vários representantes dos moradores ameaçados com derrubadas pela Agefis. Os moradores lotaram o auditório da Câmara Legislativa e criticaram duramente as ações do governo, recebendo o apoio de todos os deputados presentes. Uma carta dirigida ao governador, aos distritais, aos senadores e aos administradores regionais foi apresentada na audiência pública.

No texto, os moradores relatam o pânico vivenciado pelas famílias por causa das demolições e pedem que a Câmara Legislativa faça a mediação do diálogo com o governador. Além do trancamento da pauta, os moradores pedem que a Agefis atue somente em ações preventivas.

O debate foi uma inciativa dos deputados Rafael Prudente (PMDB) e Telma Rufino (sem partido). Prudente afirmou que o governador deve priorizar a regularização dos condomínios e pediu a abertura do diálogo, a suspensão imediata das derrubadas, o envio do projeto da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) ao Legislativo, a prisão de grileiros e ações preventivas para evitar novas ocupações irregulares.

A audiência também atraiu a atenção de parlamentares federais. O deputado federal Izalci Lucas (PSDB/DF) participou do debate e criticou a ausência dos chefes das secretarias do GDF que tratam da temática e também de representantes da Agefis. Para ele, o governador precisa assumir sua responsabilidade e resolver a questão da ocupação do solo, “pois mais da metade da população do DF não tem escritura de seus imóveis”.

O senador Hélio José (PMDB/DF) defendeu a formação de um pacto entre políticos e organizações da sociedade civil para a busca de uma solução definitiva para os condomínios. Ele sugeriu ainda a realização de uma audiência pública no Senado Federal para discutir a questão com os órgãos federais e distritais. Segundo ele, muitos moradores foram enganados de boa fé e agora estão sendo penalizados mais uma vez.

Muitos moradores se manifestaram durante o encontro e pediram, entre outras coisas, a venda direta dos imóveis e o cumprimento das leis existentes para regularização fundiária.

Críticas
Já a deputada Celina Leão (PPS) bateu duro no governo e destacou que a Câmara nunca ficou de costas para os moradores de condomínios. Ela citou lei aprovada na Casa que exige a notificação prévia antes de qualquer ação de derrubada. O projeto foi vetado pelo governador e a CLDF acabou derrubando o veto. E agora o GDF arguiu a inconstitucionalidade da Lei na Justiça. A deputada também rebateu informação que vem sendo divulgada pelo governo, segundo a qual os condomínios irregulares são culpados pela crise hídrica. “A crise hídrica não é culpa dos condomínios. A crise é culpa deste governo que não investe como deveria em saneamento. Um governo incompetente que não consegue defender o povo que representa”, disparou.

O deputado Wasny de Roure (PT) criticou Rollemberg por ter extinguido um grupo técnico que conduzia os processos de regularização no governo assim que assumiu o mandato. Na opinião do parlamentar, o GDF trata o tema de forma equivocada. Wasny propôs que que a Câmara se junto a organizações da sociedade civil na defesa dos direitos dos moradores ameaçados.

O deputado Raimundo Ribeiro (PPS) articulou com os demais distritais presentes o trancamento da pauta. Ribeiro sugeriu ainda que os moradores façam um acampamento em frente ao Palácio do Buriti para forçar a abertura de diálogo.

O deputado Ricardo Vale (PT) revelou que a Agefis já gastou cerca de R$ 10 milhões com as ações de derrubada de moradias. Vale considera um absurdo o gasto,” principalmente porque o governo vive reclamando de falta de dinheiro”. O deputado condenou também as ações truculentas da Agefis e pediu até a prisão de sua presidente, Bruna Pinheiro.

Além de parlamentares e representantes de moradores, a audiência pública contou também com a participação de Adair Siqueira de Queiroz Filho, da OAB/DF; Tiago Pimentel, procurador chefe do Meio Ambiente da Procuradoria Geral do DF; Sidarta Costa, procurador federal da Advocacia Geral da União; Flávio Luiz Souza de Oliveira, gerente de alienação da Codhab, entre outros. Também estiveram presentes à audiência os deputados Juarezão (PSB), Wellington Luiz (PMDB), Telma Rufino, Lira (PHS) e Robério Negreiros (PSDB), além dos já citados anteriormente.

Fonte: CLDF

Epilepsia atinge 65 milhões de pessoas no mundo, segundo a LBE

Por Ana Carolina Alli Confusão mental, crise convulsiva e mal-estar...

Campanha do GDF conscientiza contra exploração sexual infantil

Por Jak Spies Esta semana, o Governo do Distrito Federal (GDF)...

Lula: “Quem tem de vender as coisas do Brasil é o Brasil”

“Nós vamos continuar andando o mundo porque temos o...

Com inauguração do Drenar DF, Brasília avança na infraestrutura urbana

O Governo do Distrito Federal (GDF) celebrou neste sábado...

UBS 2 de Brazlândia leva mutirão de saúde e prevenção de doenças à comunidade

Por Yuri Freitas Foi realizada, na manhã deste sábado (29),...

Novo filme de Fernanda Montenegro no Cine Brasília é uma das opções culturais para o fim de semana

Por Fernando Jordão Fernanda Montenegro precisou de poucos minutos em cena...

1ª Mostra de Fotografia do projeto Comunicador do Futuro estreia em Taguatinga

Por Karol Ribeiro Nesta sexta-feira (28), a Estação Praça do Relógio,...

Economia: Tarcisio de Freitas entre contradições e desejos estranhos aos brasileiros

Por Kleber Karpov Durante abertura do Arko Conference 2025, nesta...

Destaques

Epilepsia atinge 65 milhões de pessoas no mundo, segundo a LBE

Por Ana Carolina Alli Confusão mental, crise convulsiva e mal-estar...

Campanha do GDF conscientiza contra exploração sexual infantil

Por Jak Spies Esta semana, o Governo do Distrito Federal (GDF)...

Lula: “Quem tem de vender as coisas do Brasil é o Brasil”

“Nós vamos continuar andando o mundo porque temos o...

Com inauguração do Drenar DF, Brasília avança na infraestrutura urbana

O Governo do Distrito Federal (GDF) celebrou neste sábado...

UBS 2 de Brazlândia leva mutirão de saúde e prevenção de doenças à comunidade

Por Yuri Freitas Foi realizada, na manhã deste sábado (29),...