Durante epidemia de dengue, “fumacê” circulou mais de 259 mil minutos nas ruas do DF

De UBV Costal, aplicado dentro das residências pelos agentes, foram mais de 38 mil minutos



Por Larissa Lustoza

Dados da Secretaria de Saúde (SES-DF) apontam que, da primeira Semana Epidemiológica (SE) de 2024, em janeiro, até a 20ª, 18 de maio, o UBV pesado – conhecido popularmente como “fumacê” – circulou o total de 259.273 minutos, cerca de 180 dias. Já o UBV Costal – uma forma de aplicação do inseticida dentro das residências – teve o total de 38.990 minutos de aplicação.

Com a adesão da SES-DF ao aero system, no período de 4 de abril até 17 de maio deste ano, mais 9 mil residências foram visitadas. Destas, 3.382 aceitaram a aplicação do inseticida. O aero system é um tanque de inox com capacidade útil de quatro litros e uma mangueira de transferência do produto, especialmente para ser usado nas casas.

Publicidade

Os números foram apresentados durante uma reunião da pasta, na quinta-feira (13), pelo Núcleo de Controle Químico e Biológico Central da SES-DF. No encontro, profissionais e gestores que atuaram na epidemia também discutiram possíveis estratégias para a próxima sazonalidade de arboviroses.

O passo seguinte será a visita aos núcleos regionais para discussão dos processos de trabalho e planejamento das ações. “Precisamos pensar nos problemas e em soluções sustentáveis. Vamos fazer o que a legislação determina como papel do Estado e trazer segurança aos processos e aos servidores para exercerem suas atividades”, assegura o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEAgência Saúde DF
Artigo anteriorSTF julga nesta semana denúncia do caso Marielle
Próximo artigoDetran intensifica fiscalização contra estacionamento irregular no DF