Por Camila Holanda
Há uma mensagem circulando pelo aplicativo de mensagens Whatsapp dizendo que o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) “não estaria mais atendendo casos de vítimas de animais peçonhentos”. O texto traz, ainda, uma lista de locais onde os pacientes, supostamente, poderiam encontrar diversos soros oferecidos pela rede pública.
A Secretaria de Saúde informa que não há desabastecimento deste tipo de soro nas unidades de saúde do Distrito Federal. No pronto-socorro do Hran estão disponibilizados os soros antiescorpiônico, antiofídico, antibotrópico, anticrotálico e antiaracnídeo, utilizados em casos de picadas de animais peçonhentos como escorpiões, aranhas e serpentes.
O Hran também está abastecido com o soro antirrábico, para uso em caso de mordidas de cães com suspeita de raiva.
O estoque desse tipo de medicamento é conferido semanalmente e, caso seja verificada alguma falta, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica solicita o reabastecimento à Rede de Frio Central.
Saúde Sem Fake News
Recebeu uma notícia suspeita? Desconfie e, na dúvida, não compartilhe! A página Saúde Sem Fake News foi criada para que esse tipo de conteúdo possa ser checado e devidamente esclarecido. Se receber alguma informação sobre a Secretaria e achar que é falsa, pode remetê-la pelo e-mail [email protected].
Vale destacar que o canal não funciona como um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente neste espaço se são verdade ou mentira, bem como nas nossas redes sociais.