Eleições 2023 para os Conselhos Regionais de Medicina serão pela internet



Pela primeira vez, os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) realizarão eleições para escolha de seus conselheiros titulares e suplentes totalmente pela internet. Ao contrário dos anos anteriores, em que os médicos precisavam se dirigir aos locais de votação ou votar por correspondência, desta vez a votação será online. As eleições para o quinquênio 2023-2028 serão realizadas nos dias 14 e 15 de agosto, das 8h às 20h. Para estimular a participação dos médicos, o CFM preparou uma campanha publicitária enfatizando a importância do voto e explicando as mudanças.

“Os conselhos de medicina exercem uma importante função social de zelar pelo ético exercício da nossa profissão. Também exercemos um importante papel de regulamentação da prática médica e de fiscalização das condições de trabalho dos médicos. Por isso é tão importante o engajamento de todos nessas eleições”, enfatizou o presidente do CFM, José Hiran Gallo.

Obrigatoriedade

A votação será feita por uma plataforma de votação web, que será disponibilizada em breve. O médico ainda tem a opção de ir no seu regional. No CRM ele contará com orientação sobre o processo e um equipamento exclusivo para votar. Poderão votar todos os médicos que não tenham débitos com o seu CRM, com exceção do médico que atue exclusivamente no serviço militar. O voto é obrigatório para todos, sendo multado o médico que não votar e não apresentar uma justificativa até o dia 29 de novembro. A votação é facultativa apenas para os maiores de 70 anos.

Publicidade

O médico inscrito em mais de um CRM deverá votar em pelo menos um deles. Nos dois dias de votação, os CRMs disponibilizarão computadores nas suas sedes como uma forma de assegurar o acesso à internet a todos. O médico ainda tem a opção de ir no seu regional. No CRM ele contará com orientação sobre o processo e um equipamento exclusivo para votar

Cronograma

Neste mês de maio, o CFM deve anunciar a Comissão Eleitoral Nacional e os CRMs, as Comissões Regionais Eleitorais. As chapas poderão se registrar de 5 a 20 de junho. Cada chapa deverá conter 40 componentes, sendo 20 titulares e 20 suplentes. O eleitor não votará em um candidato a presidente e seus diretores, mas sim em toda a chapa.

Como toda a votação será feita pela internet, o resultado será proclamado logo após o fechamento das urnas, no dia 15 de agosto. Para garantir a lisura do processo, o CFM contratou uma empresa de auditoria, que tem fiscalizado todo o processo eleitoral em todos os 27 CRMs.

A posse dos novos conselheiros regionais será no dia 1º de outubro. Após a eleição e posse é que os componentes da chapa eleita escolherão o novo presidente de cada CRM, assim como a diretoria.

Campanha

Para conseguir votar, o médico não poderá ter débitos com o sistema conselhal e estar com seus dados atualizados. É preciso que a foto, o endereço de e-mail ou o telefone sejam atuais.

É importante que os médicos confirmem seus dados nos CRMs e, para tanto, o CFM vai realizar uma campanha publicitária incentivando a atualização das informações cadastrais. Além da postagem de cards nas redes sociais, o CFM vai enviar e-mails para todos os médicos. Também vai editar um material impresso, com todas as informações sobre as eleições. O objetivo da autarquia é de que todos os médicos participem da votação e todos os esforços serão feitos para que o médico não encontre impedimentos na hora de votar.

Para saber mais detalhes, acesse a íntegra da Resolução CFM nº 2.315/22, que dispõe sobre as instruções para eleição dos membros dos CRMs – Gestão 2023-2028.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTECFM
Artigo anteriorMais da metade dos brasileiros pretende presentear as mães
Próximo artigoTCDF autoriza retomada de licitação para contratação de serviços de lavanderia em 14 hospitais do DF