25.5 C
Brasília
12 abr 2025 19:56

Em assembleia do Sindate-DF, servidores do IGESDF querem recebimento da primeira parcela do 13º salário para 14 de agosto

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF) realizou, na manhã desta sexta-feira (07/08), Assembleia Extraordinária Virtual com os técnicos em enfermagem do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal(IGES-DF), para deliberar sobre a proposta de prorrogação da primeira parcela do 13º salário dos profissionais representados pela entidade, que atuam nas unidades administradas pelo Instituto.

O benefício, que deveria ter sido pago no último dia 31/07, conforme a cláusula 19º do Acordo Coletivo de Trabalho, celebrado entre o Sindate e o IGES, no ano de 2019, foi adiado pela gestão do Instituto, que alegou em comunicado no dia 30/07, a imprevisibilidade da pandemia do Covid-19 e os investimentos realizados na logística durante o estado de calamidade.

Os diretores do Sindate foram comunicados a poucos dias do vencimento do prazo de pagamento, no entanto, não assinaram a proposta sem a deliberação em assembleia conjunta com os trabalhadores, uma vez que a prorrogação fere a cláusula 19º do Acordo Coletivo.

No entendimento do diretor Newton Batista, os gestores do Instituto deveriam ter enviado o documento com um prazo maior de antecedência sobre a prorrogação, para que os profissionais se programassem com os compromissos assumidos, na esperança de receber conforme a data estabelecida no acordo.

No dia anterior a assembleia virtual, na tarde desta quinta-feira(06/08), o IGES entrou em contato com o Sindate para apresentação de uma contraproposta, que trata do pagamento da primeira parcela até o dia 14 de agosto.

A transmissão da votação foi realizada pelo perfil do Sindicato no Instagram (@sindatedf) e contou com a participação dos trabalhadores do Instituto, que enviaram as principais dúvidas sobre a proposta e reivindicações à entidade. Foi deliberado por maioria dos votos, pelo pagamento da primeira parcela até o dia 14 de agosto, entretanto com multa, em razão ao descumprimento inicial do acordo, segundo consta em cláusula.

Durante a Assembleia, Batista pontuou a necessidade de uma valorização maior por parte da sociedade na garantia de direitos dos profissionais que se dedicam na linha de frente no enfrentamento à Covid-19. Como exemplo, citou a majoração da insalubridade, a indenização aos trabalhadores incapacitados pelo vírus e a importância da aprovação de leis que estão em tramitação no Congresso.

Fonte: Sindate-DF

Metade dos brasileiros quer comprar ovos de Páscoa, diz pesquisa

A maior parte dos brasileiros - 52% - tem...

Alexandre de Moraes dá cinco dias para Bolsonaro e réus apresentarem defesa prévia

Por André Richter  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes concede prisão domiciliar ao deputado Chiquinho Brazão

Por André Richter  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Célia Xakriabá denuncia ao STF violência policial durante marcha

Por Luciano Nascimento A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) protocolou...

Vacinas mais modernas podem prevenir nova pandemia

Por Tâmara Freire  A possibilidade de a gripe aviária se...

Lideranças indígenas criticam ação policial em frente ao Congresso

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) publicou...

Equipe brasiliense de futebol americano abre seletiva para novos atletas

Por Fernando Jordão Um dos esportes mais populares dos Estados Unidos,...

Destaques

Metade dos brasileiros quer comprar ovos de Páscoa, diz pesquisa

A maior parte dos brasileiros - 52% - tem...

IGESDF amplia oferta de leitos de UTI e UCI Pediátrica em suas unidades para absorver demandas da SES

Por Bruno Laganá Atendendo a uma solicitação da Secretaria de...

Alexandre de Moraes dá cinco dias para Bolsonaro e réus apresentarem defesa prévia

Por André Richter  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes concede prisão domiciliar ao deputado Chiquinho Brazão

Por André Richter  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Célia Xakriabá denuncia ao STF violência policial durante marcha

Por Luciano Nascimento A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) protocolou...