26.5 C
Brasília
24 abr 2025 18:23

Em áudio, Presidente do SindSaúde-DF pede cabeça de adversário, ao vice-governador, para inviabilizar concorrência

Qualquer coincidência com Eduardo Cunha é mera coincidência. Ou não!

Por Kleber Karpov

A divulgação de áudio de uma reunião entre a presidente do Sindicato dos Servidores em Estabelecimento de Saúde do DF (SindSaúde-DF), Marli Rodrigues, o vice-governador do DF, Renato Santana (PSD), deve se tornar o maior escândalo do GDF, na gestão do governador, Rodrigo Rollemberg (PSB). A discussão girou em torno de práticas corruptas e criminosas praticadas na gestão do atual governador.

Vice-governador do DF, Renato Santana e Valdeci Rodrigues ex-funcionário do SindSaúde, ouvidor da vice-governadoria e fundador do PSD-DF
Vice-governador do DF, Renato Santana e Valdecir Marques de Medeiros, ex-funcionário do SindSaúde, ouvidor da vice-governadoria e fundador do PSD-DF

Em matéria o jornalista da Isto É, Ary Filgueira revela a existência de propina na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Em outra publicação o Metrópoles, por Suzano Almeida, disponibiliza o áudio na integra da reunião que teve também a participação de um dos fundador do PSD-DF, ex-funcionário do Sindicato  e ouvidor da vice-governadoria do DF, Valdecir Marques de Medeiros, dono da residência em Águas Claras, em que ocorreu a reunião gravada por Marli Rodrigues.

Um trecho dessa gravação (1’02’’), Valdecir e a Marli Rodrigues, pedem ao vice-governador, que transfira um técnico em Radiologia, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-DF), lotado em uma unidade de Saúde do Cruzeiro, para outra unidade.

Um dos argumentos para a referida transferência é que a unidade do Cruzeiro não tem radiologia, e que o servidor fica sem ter o que fazer. Porém, antes mesmo de apresentar tal justificativa, Marli Rodrigues, explica que do servidor, inviabilizará a composição de uma chapa concorrente para as próximas eleições do SindSaúde-DF que devem ocorrer tão logo o “vagabundo do Rollemberg” pague o reajuste, que na verdade se trata da última parcela da Gratificação de Atividade Técnico-Administrativa (Gata), prometida para outubro desse ano.

Confira o diálogo:

MARLI RODRIGUES: Tem um  outro assunto que você [Valdecir] falou pra mim.

VALDECIR: Não. Tem um assunto aí, que esse aí eu tinha esquecido.

MARLI RODRIGUES: Isso aí é uma outra coisa, também, que a gente precisa.

VALDECIR: A gente precisa mesmo transferir um cara do Cruzeiro. Ele não pode continuar lá no Cruzeiro trabalhando. Estou com o nome dele e a matrícula dele. Ele está lotado no Centro de Saúde do Cruzeiro e ele tem que sair de lá. Por quê? O sindicato, quando ele monta uma chapa de eleição ele tem diretores em umas regionais de saúde, que se a chapa não conseguir colocar esse diretor, ele não registra a chapa.

MARLI RODRIGUES: É tipo assim, um no copo, dois na xícara, três no pires, quatro no porta guardanapo. e aí são 140. Você monta 139 e se você não tiver o do pires.

VALDECIR: E esse cara, o que acontece…

RENATO SANTANA: A chapa está irregular?

VALCECIR: Tá irregular. Esse cara é inimigo nosso aí. Esse cara é irmão do Agamenon [Antonio Agamenon Torres Viana, atual tesoureiro do SindSaúde-DF]. Irmão do Agamenon. O que acontece.

MARLI RODRIGUES: Nós não podemos pedir isso pra não [Incompreensível]. Mas não existe irregularidade, porque o cara é técnico em radiologia, lá não tem Raio X, tá pagando hora extra [incompreensível]

RENATO SANTANA: Qual que é a situação, me dá logo aí o [Interrompido].

MARLI RODRIGUES: Tem que tirar o cara de lá, arranjar um lugar que tem Raio X, pra ele trabalhar.

VALCECIR: Tirar de lá e colocar onde tem Raio X para trabalhar. No HRAN  [Hospital Regional da Asa Norte], por exemplo, que é Regional Norte.

RENATO SANTANA: E estando lá hoje, ele atrapalha em quê?

VALCECIR: Ele é o único lá, que, que,  pra quando se registrar uma chapa?

RENATO SANTANA: Como é que é?

VALCECIR: Ele é o único que você tem que por ele na chapa, e a gente não pode por ele na chapa.

RENATO SANTANA: Porque que ele é o único?

VALCECIR: Porque ele é o único sindicalizado que está lá, lotado lá.

RENATO SANTANA: Não tem uns velhos lá, sindicalizados?

MARLI RODRIGUES: Não, lá tem sete, só que ele já ‘trabalhou’ todos eles. Nós precisamos tirar ele de lá e botar o nome de uma menina lá.

VALCECIR: Que é a menina que vai ser a nossa, da chapa lá.

RENATO SANTANA: E quando que é isso?

MARLI RODRIGUES: Seria quando esse vagabundo desse Rollemberg pagar a nossa. as nossas, os nossos, os nossos reajustes. Quando ele vai pagar eu… Tem que ser em fevereiro.

VALCECIR: Tem que ser até fevereiro. Mas tem que sair antes, porque a chapa tem que… Registro da chapa é antes.

RENATO SANTANA: E qual que é a estratégia pra tirar esse [incompreensível] de lá?

MARLI RODRIGUES: Qual a estratégia? Qual é?

VALCECIR: Não tem radiologia lá. O cara é técnico de radiologia. Ele está lá, sem função. Botar ele para trabalhar, não tem radiologia. 

RENATO SANTANA: Arrumar uma necessidade do ‘José’ ir para um lugar…

VALCECIR:  No HRAN.

MARLI RODRIGUES: A Secretaria de Saúde paga hora extra para técnico de radiologia,  com um técnico de radiologia lá, para fazer Raio X. Vê quem resolve isso ai.

RENATO SANTANA: Eu resolvo com ela [?].

VALCECIR: É só isso, ai ele vai para o HRAN, por exemplo, que é Regional Norte também, vai trabalhar no HRAN, vai ser lotado. Só que tem  que ser lotado. Não pode sair emprestado. Tem que mudar a lotação dele para poder colocar a menina lá do HMIB [Hospital Materno Infantil], que não é técnico em radiologia. Né?

RENATO SANTANA: Ele é irmão de quem?

VALCECIR: Do Agamenon. Antônio Aristeu Torres Viana. Eu estou com o nome dele e a matrícula aqui. E ele é técnico em Radiologia, eu te mando depois no Whatsapp, pode ser? Não tem problema não né?

RENATO SANTANA: Nome, Matrícula e Lotação [incompreensível].

MARLI: [Incompreensível]

VALCECIR: É o centro de Saúde do Cruzeiro. Qual o Centro de Saúde, você sabe?

MARLI: Nove

VALCECIR: Nove né? Que aí quando for registrar a chapa, ela tá limpinha.

RENATO SANTANA: A gente, não fala. Deixa eu te dizer aqui. Se o problema é a faixa de pedestre e vai tentar passar na faixa de pedestre na hora que o carro passou e atropelou alguém, eu não vou estar na faixa de pedestre. Tô puto com esse negócio.

[incompreensivel]

VALCECIR: Agora o que ele falou, vai acontecer, na hora que eles sonharem com esse negócio, eles vão vir pra cima e não vai dar tempo.

MARLI RODRIGUES: Só se vocês falarem alguma coisa.

Entenda o caso

Conforme explicou o ouvidor da vice-governadoria, Valdecir Rodrigues, o servidor da SES-DF, Antônio Aristeu Torres Vianna, é um incômodo para Marli Rodrigues. Isso por ser diretor dissidente, da atual gestão eleita em 2013, que na anterior cortou os laços políticos com a atual diretoria, o que inclui o irmão, Antônio Agamenon, ex-presidente e atual tesoureiro da entidade.

Isso, após a denúncia feita por um grupo de ex-funcionários, a qual inclui este articulista, do desvio de mais de R$ 2 milhões de contribuições dos sindicalizados, praticados por Marli Rodrigues, então tesoureira da SindSaúde-DF, em que transferiam os repasses realizados pela Secretaria de Saúde, para contas de parentes, funcionários de ‘confiança’ e alguns diretores da cúpula do Sindicato.

Aristeu faz parte de um grupo que defende a troca da diretoria do SindSaúde-DF e pode compor uma nova chapa. Em situação frágil, Marli prefere não correr o risco de ter concorrência para as próximas eleições.

Conforme a Sindicalista observou, o estatuto prevê condições que, se não cumpridas, caso da composição de grupos constituídos nas diversas regionais de saúde do DF que devem totalizar 140 sindicalizados, inviabiliza a formação de uma nova chapa. Motivo pelo qual Marli Rodrigues pediu uma ajuda ao vice-governador do DF.

Embora, em apuração junto ao portal da Transparência do GDF, Aristeu permaneça  lotado na unidade do Cruzeiro. Ao percorrer todo o áudio divulgado pelo Metrópoles, Renato Santana, antes de deixar a reunião, sugere a Marli Rodrigues e Valdecir que resolveria “aquele negócio”.

Ouça o áudio

Diálogo da matéria a partir dos 60 minutos  

Erramos: Onde mencionamos: Valdecir Rodrigues, o correto é Valdecir Marques de Medeiros.

Atualização: 16/7/16 às 19h16

Bolsonaro divulga recorte de vídeo sobre intimação do STF em UTI do hospital DF Star

Por Kleber Karpov Após divulgações de vídeo da intimação do...

Teatro: “A Trança Perdida” estreia em Brasília

A circulação do espetáculo “A Trança Perdida” chega pela...

Lucilene Florêncio assume Superintendência da Região de Saúde Oeste

PUBLICADO EM 24/04/2025 ÀS 00H50 - ALTERADO AS 24/04/2025...

ICTDF discute convênios com o Ministério da Saúde

Nesta quarta-feira, 23, representantes do Instituto de Cardiologia e...

TCDF dá cinco dias para Saúde do DF se manifestar sobre Home Care

Por Kleber Karpov O Deputado distrital, Jorge Vianna (PSD) esteve...

GDF e Uber vão assinar acordo de cooperação para alertas de emergência

Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a...

Destaques

Bolsonaro divulga recorte de vídeo sobre intimação do STF em UTI do hospital DF Star

Por Kleber Karpov Após divulgações de vídeo da intimação do...

Teatro: “A Trança Perdida” estreia em Brasília

A circulação do espetáculo “A Trança Perdida” chega pela...

Lucilene Florêncio assume Superintendência da Região de Saúde Oeste

PUBLICADO EM 24/04/2025 ÀS 00H50 - ALTERADO AS 24/04/2025...

ICTDF discute convênios com o Ministério da Saúde

Nesta quarta-feira, 23, representantes do Instituto de Cardiologia e...

TCDF dá cinco dias para Saúde do DF se manifestar sobre Home Care

Por Kleber Karpov O Deputado distrital, Jorge Vianna (PSD) esteve...