Programa Médicos pelo Brasil, Revalida e Escolas Médicas foram temas do encontro
O presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), Dr. Gutemberg, participou, nesta terça-feira (13), de encontro promovido pelo Instituto Brasil de Medicina (IBDM) para debater as pautas do segundo semestre deste ano. Representantes de outras instituições participaram da discussão, entre eles o deputado e presidente da Frente Parlamentar Mista de Medicina (FPMed), Hiran Gonçalves e o presidente da Associação Médica de Brasília (AMBr), Ognev Cosac.
Na discussão, o presidente do SindMédico-DF, Dr. Gutemberg, mostrou preocupação com o futuro do programa Médicos pelo Brasil. A “agência” que será responsável pela seleção e contratação de médicos do projeto e funcionará como “serviço social autônomo”, a exemplo do IHBDF, foi questionada por ele. Além disso, o representante do sindicato observou a fragilidade do vínculo empregatício dos profissionais que serão contratados pelo projeto do Governo Federal.
Dr. Gutemberg ressaltou ainda o fato de que, por não aceitar médicos sem o Revalida, o programa Médicos pelo Brasil é um avanço em relação ao Mais Médicos. No entanto, salientou, “o que nós queremos e precisamos, de fato, é a Carreira Médica de Estado. O que temos agora é um embrião e não podemos perder esse foco. Queremos uma carreira com estabilidade, com inamovibilidade e com todas as garantias das carreiras típicas de estado”.
Fonte: SindMédico-DF