Por Kleber Karpov
Em entrevista à Rádio Metrópoles, o deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), sugeriu a concessão de interstício aos policiais da Polícia Militar do DF (PMDF), por parte do Governo do Distrito Federal (GDF), em 2025. Segundo Vianna, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), está a aguardar encaminhamento do Governo Federal quanto ao pedido de reajuste aos profissionais da Segurança Pública do DF e com isso eventual reajuste, por ter enviado mensagem ao Governo Federal e com isso postergou a decisão sobre o benefício para um pós-decisão da União.
Porém, Vianna, ponderou para a possibilidade de o Governo Federal protelar e até mesmo negar a concessão do reajuste da Segurança Pública do DF, algo que pode prejudicar os militares. “A proposta foi encaminhada para o presidente. Vai que o presidente não dá esse reajuste, aí eles ficam sem o reajuste esse ano, e sem o interstício, tem que esperar o final do ano para ter o interstício.”.
Nesse contexto, Vianna fez sugestão, e deve endossar referendar o pedido, durante almoço na próxima segunda-feira (14/Abr), com a governadora do DF, em exercício, Celina Leão (Progressista).
“Então, eu acho que é razoável o governo repensar isso, dar o interstício para esses servidores, para esses policiais, que estão nesse sonho de ter essa promoção, e que se sair, se sair, quando sair lá o reajuste, aí eles seguram o interstício no próximo interstício, por exemplo, mas nesse agora é você travar o interstício, e de repente não conseguir o reajuste, aí fica sem nenhuma coisa, nem outra.”, disse Vianna ao endossar apoio aos militares “então estou apoiando os policiais militares, vamos pedir, Segunda-feira eu tenho um almoço com a Celina Leão, e eu vou pedir isso lá no almoço.”, concluiu.
Impacto financeiro
Segundo Vianna, a concessão do interstício, nesse ano de 2025, é estimado em R$ 6 milhões, valor esse que de baixo impacto financeiro aos cofres públicos do DF. “E o impacto que eles fizeram aqui é em torno de 6 milhões, ou seja, para agradar algumas milhares de famílias, alguns milhares de profissionais, que sonham em ter essa promoção, é só 6 milhões, cara. Nós não estamos falando de 300 milhões, 200 milhões, 6 milhões. Então, eu vou pedir aqui em meu nome, em nome de um servidor, em nome de uma pessoa que é um apaixonado e um fã da polícia militar, que o governo repense.”.
Prazo apertado
De acordo com o deputado a concessão do interstício por parte da Polícia Militar do DF (PMDF) ocorre sempre no dia 22 de abril. Situação essa que deixa um prazo apertado para o governo tomar uma decisão. Mas, otimista, Vianna conta com a capacidade de mobilização e de sensibilização por parte do GDF.
“Nós temos poucos dias, até o dia 22. A Celina Leão é a nossa governadora em exercício, que o governador Ibanez está viajando, e a Celina é a governadora dos policiais, ela sempre está lá, está sempre ajudando.” disse Vianna ao reiterar um pedido de reavaliação do governo. “Nossa governadora, nossa futura governadora. E que ela repense, que consiga convencer o Ney, o governador, para fazer esse exercício. É dia 22 agora, uma canetada.”, concluiu.
Confira a entrevista, na íntegra:
