Começou nesta manhã, de 14 de novembro, a 3ª edição da Conferência Ibero-Brasileira de Energia (Coniben), evento de destaque no setor energético, que reúne especialistas, líderes políticos, empresários e autoridades para discutir os desafios e oportunidades da transição energética. O encontro acontece em Lisboa, Portugal, nos dias 14 e 15, com foco em uma transição energética justa e sustentável.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades do cenário político e institucional, como o deputado federal do Ceará, Danilo Fortes, o secretário-geral do Ministério de Minas e Energia, Artur Cerqueira, o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carrero, o senador, Fernando Dueire, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, e o coordenador e idealizador do evento, Reive Barros.
Em seu discurso, Reive Barros destacou que a edição deste ano do Coniben se concentra na “transição energética justa”, abordando temas fundamentais como o emprego e a renda para os trabalhadores, as adaptações necessárias para um futuro sustentável e as contribuições essenciais para a construção de um “mundo habitável”. O evento também trará à tona debates sobre segurança alimentar, com foco no agronegócio, e segurança energética, com ênfase nas iniciativas brasileiras para produção de energia limpa, exportação de hidrogênio verde e seus derivados.
A conferência contará com 10 painéis especializados, que discutirão temas como descarbonização, transição energética, aspectos jurídicos, o mercado de carbono, e o papel do Brasil, Portugal e Espanha nesse cenário global de mudança.
O embaixador Raimundo Carrero, por sua vez, ressaltou que “Portugal é um dos países com maior matriz energética limpa do mundo” e realçou o investimento de 7,3 bilhões de reais da EDP em 16 novas centrais solares no Brasil, uma ação que impulsionará a agenda de energia renovável.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, também compartilhou sua visão sobre a transição energética no Brasil e no Piauí: “A transição energética é um dos pilares de desenvolvimento do Piauí, que hoje produz seis vezes mais energia do que consome”, afirmou, destacando os avanços do estado no setor.
Por fim, o senador Fernando Dueire encerrou a cerimônia de abertura com uma mensagem de otimismo: “O Brasil está preparado e quer oferecer segurança jurídica para esse novo tempo”, reforçando o compromisso do país com um futuro sustentável e com a atração de investimentos no setor energético.
A Coniben 2024 promete ser uma plataforma vital para o debate e o compartilhamento de soluções inovadoras no caminho para a transição energética global. O evento segue até o dia 15 de novembro, com uma agenda cheia de discussões sobre o futuro da energia, sustentabilidade e a segurança energética. Amanhã, 15 de novembro, o secretário do MME, Arthur Cerqueira modera o painel “Infraestrutura para Exportação de Hidrogênio e Derivados.
Serviço
Coniben 2024
Data: 14 e 15 de novembro
Horário: Das 9h às 18h
Local: Hotel Tivoli – Avenida Liberdade – Lisboa – Portugal