A ministra da Saúde, Nísia Trindade, deve realizar um pronunciamento, em rede nacional de rádio e televisão, as 20 horas deste domingo para alertar para a necessidade de continuidade do combate à Covid-19. A iniciativa ocorre após declaração, por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS), sobre o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Com isso, a gestora da saúde deve tratar da continuidade dos cuidados em relação ao vírus, no Brasil.
“É uma grande vitória para a sociedade, possível graças à ciência e à vacinação, orientadas para o acesso à saúde. Ao mesmo tempo, o anúncio não significa o fim da circulação do vírus, mas uma mudança de abordagem. Ainda temos que ter cuidados, inclusive nos vacinando contra a covid-19, o que em muitos países passou a compor o calendário anual, a exemplo da vacinação contra a influenza”, escreveu a ministra, nas redes sociais.
Fim da Emergência
Após um período de mais de três anos, 765,2 milhões de casos confirmados de infecção pelo vírus coronavírus (SARS-COV-2), com um saldo de aproximadamente 7 milhões de óbitos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta sexta-feira (5/Mai), que a Covid-19, não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional.
Dados do Ministério da Saúde (MS), apontam que o Brasil, houve o registro de 37,45 milhões de casos confirmados e 701,49 mil óbitos. Ao todo, 512,86 mil doses de vacinas foram aplicadas.