26.5 C
Brasília
25 abr 2025 18:48

Em três meses, Vigilância Sanitária do DF interdita seis clínicas de cirurgia plástica

Só em 2022 foram quatro interdições, número que já supera o total registrado em 2021

Os auditores da Vigilância Sanitária do Distrito Federal interditaram seis clínicas de cirurgia plástica do DF por infrações sanitárias, de dezembro do ano passado para cá. “O número de interdições vem crescendo nos últimos meses”, informa a gerente de Risco em Serviços de Saúde, Fabiana de Mattos Rodrigues.

Só nos dois primeiros meses de 2022 foram quatro interdições, número que já supera o total de ações do mesmo tipo alcançadas durante todo o ano de 2021, em que foram interditadas três clínicas, e superior aos anos de 2020, quando houve uma interdição e, de 2019, com duas ações desse tipo.

Fabiana aponta que o cenário é explicado pelo aumento no quantitativo de denúncias e dos casos de infecção reportados pelos hospitais do DF. “Além das denúncias formais que chegam via Ouvidoria, também recebemos notificações de casos de infecção decorrentes de procedimentos realizados nas clínicas que são identificados pelos hospitais, pois os pacientes buscam essas unidades de saúde para tratar as infecções”, esclarece.

Normas sanitárias

O número de denúncias envolvendo clínicas de cirurgia plástica também apresenta aumento progressivo desde 2019. “Só neste ano de 2022, já somamos nove denúncias apuradas em 40 dias”, destaca a gerente.

As principais denúncias envolvem infecções decorrentes dos procedimentos cirúrgicos que resultam em sequelas permanentes, tanto físicas quanto psicológicas. Estabelecimentos que não obedecem às normas sanitárias e às boas práticas de funcionamento dos serviços de saúde também são denunciados à Vigilância Sanitária.

A partir da ação fiscalizatória, a área técnica faz um diagnóstico situacional dos estabelecimentos em relação ao cumprimento da legislação sanitária vigente. O grupo que compõe a equipe é constituído pelos auditores de atividades urbanas e por especialistas em diversas áreas.

“A inspeção realizada nessas clínicas envolve não apenas a verificação das questões estruturais, materiais e recursos humanos, mas também a avaliação dos riscos e de processos assistenciais seguros”, destaca a gerente.

Após a inspeção, são emitidos os termos fiscais pelos auditores da Vigilância Sanitária com as medidas sanitárias cabíveis em cada caso, bem como os Relatórios Técnicos de Inspeção que contemplam todas as inconformidades verificadas com os devidos prazos para a resolução pelo serviço de saúde. “A clínica segue em acompanhamento até o cumprimento integral dos apontamentos realizados”, detalha Fabiana.

Providências

A depender do grau dos riscos detectados, são tomadas duas providências. No caso de risco iminente à saúde dos pacientes atendidos no estabelecimento, o serviço é interditado até que os problemas sejam solucionados. Em situações menos críticas, os responsáveis são intimados a cumprir as adequações no prazo estabelecido pela Vigilância Sanitária.

Em caso de descumprimento, os estabelecimentos podem ser autuados e responder Processo Administrativo Sanitário, que resulta nas penalidades previstas em lei: advertência, multa, cassação da licença sanitária, entre outras.

A Vigilância Sanitária do DF, por meio do seu Programa de Inspeção em Clínicas de Cirurgia Plástica, coordenado pela Gerência de Risco em Serviços de Saúde (GRSS), realiza periodicamente as ações de fiscalização nesses estabelecimentos.

“A atuação é incessante para garantir que as clínicas ofereçam um serviço de qualidade e seguro para os pacientes que procuram esse tipo de atendimento. A Vigilância Sanitária do Distrito Federal continuará trabalhando para coibir as práticas ilícitas lesivas à saúde pública da nossa população”, assegura o Diretor de Vigilância Sanitária, André Godoy.

CGU suspende descontos do INSS: Descontos ilegais de aposentados do INSS serão devolvidos, diz governo

Por Wellton Máximo  Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional...

Hermeto comemora redução de interstício para promoção na PMDF

Por Denise Caputo O deputado Hermeto (MDB) foi à tribuna...

São Paulo suspende repasse a entidade que acolhe crianças com câncer

Por Guilherme Jeronymo  A Secretaria de Saúde do estado de São...

DF é pioneiro em triagem neonatal para doença de Pompe

Por Karinne Viana O Distrito Federal é a primeira unidade...

STF determina cumprimento imediato da pena do ex-presidente Fernando Collor

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

Destaques

CGU suspende descontos do INSS: Descontos ilegais de aposentados do INSS serão devolvidos, diz governo

Por Wellton Máximo  Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional...

Hermeto comemora redução de interstício para promoção na PMDF

Por Denise Caputo O deputado Hermeto (MDB) foi à tribuna...

São Paulo suspende repasse a entidade que acolhe crianças com câncer

Por Guilherme Jeronymo  A Secretaria de Saúde do estado de São...

Brasília será primeira cidade do Centro-Oeste com botão de emergência na Uber ligado ao 190

O botão de segurança do aplicativo da Uber agora...