22 C
Brasília
22 mar 2025 12:01

Em Washington, Ibaneis defende vocação do DF para conectar o Brasil

Governador citou medidas que beneficiam os setores de logística e de aviação como forma de trazer empresas e mais voos para a capital

Por Ian Ferraz

Em missão oficial a Washington, nos Estados Unidos, o governador Ibaneis Rocha defendeu nesta sexta-feira (1º) a vocação do Distrito Federal para integrar o Brasil. O chefe do Executivo citou medidas econômicas adotadas pelo GDF e a posição geográfica favorável para destacar esse trabalho de unidade com o país e o mundo.

“Brasília, no sonho de JK, foi criada para integrar o Norte e o Nordeste com o Sul e o Sudeste. Esse papel nós temos desenvolvido com a implementação de um polo logístico, com a redução (da alíquota de ICMS) de combustível de aeronaves para termos mais voos para a capital da República, avançando numa pauta que pode colocar o DF numa posição de destaque, já que não temos tanta oportunidade de industrialização”, disse Ibaneis Rocha.

O chefe do Executivo está nos Estados Unidos para participar do Lide Brazil Development Forum, evento que reúne líderes empresariais, governamentais e da área financeira. Durante a viagem, ele tem visitado organismos e instituições financeiras internacionais em busca de oportunidades de crédito para o DF.

A fala ocorreu durante o painel “Oportunidades de financiamento para infraestrutura e serviços públicos nos estados e nos municípios brasileiros”, no Hotel Willard, em Washington. “O DF tem uma característica quase que diferente das outras Unidades da Federação, somos uma cidade administrativa, fomos criados para isso. Temos as embaixadas, organismos internacionais, o Congresso Nacional, a Supremas Cortes, o Poder Executivo”, acrescentou o governador.

Em sua fala, Ibaneis reforçou a política econômica rígida que permitiu ao DF sair da letra C para a letra A da Capacidade de Pagamento (Capag) – índice do governo federal que mede a saúde fiscal dos estados e municípios. Ele também comentou da concessão de benefícios para empresas se instalarem na capital.

“Conseguimos fazer uma equalização fiscal de modo a competir com os demais estados do Centro-Oeste. Com isso, conseguimos conceder os incentivos dados nos outros estados, o que tem gerado mais empregos, principalmente na área de logística”, pontuou.

Neste sábado, o governador vai se encontrar novamente com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, para um café da manhã seguido de uma visita ao escritório do BID.

DF reforça vigilância para conter transmissão do sarampo

Por Michelle Horovits A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Enfermagem do DF pode ter mandato coletivo para Câmara Federal

Por Kleber Karpov O Conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem...

DF recebe vacinas e inicia imunização contra a gripe na próxima terça (25)

Por Humberto Leite O Distrito Federal recebeu nesta sexta-feira (21)...

Sanitaristas cobram inclusão da carreira na Secretaria de Saúde do DF

Por Daniela Reis Profissionais responsáveis por diversas atribuições de saúde...

Entidades criticam permissão para farmacêutico prescrever medicamento

Por Paula Laboissière  Na última segunda-feira (17), o Conselho Federal...

Após dois casos, São João de Meriti terá vacinação contra o sarampo

Por Douglas Corrêa A Secretaria de Estado de Saúde do...

Destaques

DF reforça vigilância para conter transmissão do sarampo

Por Michelle Horovits A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Enfermagem do DF pode ter mandato coletivo para Câmara Federal

Por Kleber Karpov O Conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem...

DF recebe vacinas e inicia imunização contra a gripe na próxima terça (25)

Por Humberto Leite O Distrito Federal recebeu nesta sexta-feira (21)...

Sanitaristas cobram inclusão da carreira na Secretaria de Saúde do DF

Por Daniela Reis Profissionais responsáveis por diversas atribuições de saúde...

Crédito do Trabalhador já tem mais de 10,4 milhões de simulações de empréstimos com juros menores

Entrou em vigor nesta sexta-feira, 21 de março, a...