Embratur e Prefeitura do Rio vão levar exposição sobre o Carnaval carioca para a Europa

Secretária de Turismo da capital fluminense, Dani Maia, se encontrou com o presidente da Agência, Marcelo Freixo, para discutir formas de apoio e caminhos para realização do evento



O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com a secretária de Turismo do Rio de Janeiro (RJ), Daniela Maia, para discutir uma parceria entre as duas instituições. A ideia é levar para países da Europa a exposição Rio Carnaval, que reúne imagens do primeiro Carnaval da capital fluminense após a pandemia de Covid-19, que aconteceu fora de época, em abril de 2022. A reunião aconteceu na sede da Agência, em Brasília (DF), na tarde desta terça-feira (5).

Dani Maia propôs que a divulgação comece por Paris, em 2025, aproveitando o Ano do Brasil na França, que vai até junho. Também participaram da reunião o gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais, Alexandre Nakagawa, que dará continuidade às conversas com a Secretaria de Turismo e a Prefeitura do Rio, e a chefe de gabinete de Dani Maia, Cecilia de Moraes.

A prefeitura inaugurou a exposição Rio Carnaval em fevereiro último, no Museu de Arte do Rio (MAR). A mostra tem curadoria do cenógrafo, arquiteto e artista Gringo Cardia, e do historiador e escritor Luiz Antônio Simas, e faz parte da agenda de eventos da cidade para o G20. São 82 telas selecionadas a partir de mais de 800 fotos e filmagens assinadas pelos fotógrafos Fábio Ghivelder, João Farkas, Igor Souto e Leonardo Ramadinha, ao lado do artista plástico Vik Muniz.

Publicidade

Para o presidente da Embratur, a parceria com a Prefeitura do Rio ajudará a promover a principal festa brasileira no exterior. Marcelo Freixo sugeriu conversas com embaixadas brasileiras na Europa, aeroportos e companhias aéreas para buscar apoio. “Temos o maior interesse em botar o Carnaval do Rio na Europa. É uma das mais importantes portas de entrada para o turismo no Brasil”, afirmou Freixo.

Por sua vez, Dani Maia lembrou que a exposição ajuda a mostrar a economia criativa e a produção artística e cultural que existe para além dos desfiles das escolas de samba. “Essa exposição é uma potência para atrairmos atenção para o Rio de Janeiro com arte e cultura. Temos muito para falar a partir desse trabalho, mostrar o que é o Carnaval, que vai muito além do desfile”, disse a secretária.

Chegada de turistas

O estado do Rio de Janeiro registrou um crescimento de 41,21% na entrada de turistas internacionais em setembro deste ano em relação ao nono mês do ano passado. O registro de chegadas subiu de 82.149 visitantes em 2023 para 116.004 em 2024.

O estado também apresentou aumento expressivo no acumulado de janeiro a setembro, indo de 855.645 no ano anterior para 1.075.879 no atual, representando alta de 25,7%. Os dados são da Embratur com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEEmbratur
Artigo anteriorBlack Friday: aumenta adesão de lojistas com a data e comércio do DF pode movimentar até R$ 155 milhões
Próximo artigoAlergia grave: pesquisadores criam 1ª caneta de adrenalina brasileira