24.5 C
Brasília
14 abr 2025 18:23

Enfermagem realiza ato em Brasília, na quarta (29), para cobrar piso salarial

Por Kleber Karpov

Na quarta-feira (29/Mar), os profissionais de enfermagem devem realizar um ato nacional para cobrar o piso salarial da categoria. Em Brasília, a mobilização deve ocorrer, às 10 horas, em frente a Alameda dos Estados (Praça das Bandeiras), na Esplanada dos Ministérios. Com a suspensão da Lei 14.434, de 05 de agosto de 2022, por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), Enfermeiros, auxiliares e técnicos, além de parteiras, tentam edição de Medida Provisória (MP), via governo federal, para garantir fonte de custeio aos profissionais de saúde.

No DF, o diretor do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), Newton Batista, reforçou a necessidade de profissionais e estudantes da Enfermagem a se mobilizarem para pressionar, tanto o governo federal, quanto o STF, para a efetivação da lei do piso salarial.

 

O deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), também divulgou o ato e reforçou a necessidade de a enfermagem se fazer presente junto as agendas do presidente Lula, até que haja a publicação da MP do piso salarial.

Governo federal

Na última semana (22/Mar), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ratificou o apoio aos profissionais de enfermagem. Porém, pediu um pouco de paciência à categoria, por depender de tempo para “cumprir os ritos locais” e cumprir regras constitucionais, em relação ao pagamento do piso salarial, o que por parte do governo deve ser viabilizado por edição da MP.

Sob essa ótica, Lula explicou que o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT) está a dialogar com ministros do STF, de modo a viabilizar ao governo federal, poder subsidiar total ou parcialmente, os pagamentos às santas casas. O que segundo o chefe do Executivo, são os óbices a impedir a efetivação do pagamento do piso salarial da enfermagem.

Cursos de enfermagem e medicina da ESCS obtiveram nota máxima no Enade 2023

Os cursos de enfermagem e medicina da Escola Superior...

IGESDF abre vagas com salário atrativo de até R$ 17 mil

Por Pollyana Cabral Nesta segunda-feira (14), o Instituto de Gestão...

Campanha de vacinação nas escolas tem início nesta segunda-feira (14)

Para estudantes com até 15 anos, vacinas contra febre...

Inauguradas e reformadas, UBSs potencializam Atenção Primária à Saúde no DF

Por Jak Spies Para fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS),...

Bolsonaro passa por cirurgia no intestino neste domingo

Por André Richter O ex-presidente Jair Bolsonaro passa por uma...

Destaques

Cursos de enfermagem e medicina da ESCS obtiveram nota máxima no Enade 2023

Os cursos de enfermagem e medicina da Escola Superior...

IGESDF abre vagas com salário atrativo de até R$ 17 mil

Por Pollyana Cabral Nesta segunda-feira (14), o Instituto de Gestão...

Sucesso! Terceira edição do Cyber Arena reúne mais de 10 mil pessoas em Ceilândia

A terceira edição do Cyber Arena superou todas as...

Campanha de vacinação nas escolas tem início nesta segunda-feira (14)

Para estudantes com até 15 anos, vacinas contra febre...