A conselheira e segunda tesoureira do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Ana Paula Brandão, assumiu em definitivo o mandato como deputada federal no Congresso Nacional. Ela era primeira suplente de sua coligação no Ceará e entra no lugar de Eduardo Bismarck, que assumiu o cargo de secretário de Turismo do Ceará.
Com isso, a bancada da Enfermagem no Congresso Nacional passa a ter oito parlamentares. Além de Ana Paula, Bruno Farias (MG), Dorinaldo Malafaia (AP), Benedita da Silva (RJ), Enfermeira Rejane (RJ) e Ana Paula Lima (SC) são deputados federais. As enfermeiras Ana Paula Lobato (MA) e Augusta Brito (CE) são senadoras.
A deputada federal Ana Paula Brandão é enfermeira, especialista em gestão hospitalar, pós-graduanda em ciências políticas e foi presidente do Coren-CE e vereadora em Fortaleza.
“É um momento histórico para a nossa profissão. Até pouco tempo atrás, não tínhamos representantes nos espaços de decisão. A partir de um projeto de projeção política consistente, conseguimos eleger deputados, senadores, prefeitos, vereadores e mudar a realidade. Precisamos continuar avançando”, destaca o presidente do Cofen, Manoel Neri.
Nas eleições municipais de 2024, a Enfermagem elegeu pelo menos 47 prefeitos, 91 vices e 1.091 vereadores em todo o Brasil. Esse número pode ser maior, pois os dados são baseados na autodeclaração dos candidatos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e muitos deles, embora sejam profissionais da categoria, se declararam à Justiça Eleitoral como empreendedores ou servidores públicos. Ao que tudo indica, esse crescimento político na base dos municípios será relevante na disputa federal em 2026.