19.5 C
Brasília
14 abr 2025 21:01

Erosões em Arniqueira são acompanhadas de perto pela Terracap

Arniqueira é a mais jovem Região Administrativa do DF. Embora tenha conquistado o status de RA recentemente, em outubro de 2019, o bairro ainda se encontra em processo de regularização fundiária. A ocupação irregular desordenada no local – inviabilizando o devido planejamento urbanístico e infraestrutura básica necessárias ao correto parcelamento do solo – provocou, nas últimas décadas, sérios impactos ao meio ambiente, em especial às áreas que margeiam os córregos que cortam Arniqueira.ma das consequências é a formação de erosões diversas na RA.

Para especialistas, a equação é simples: o lançamento de águas pluviais de diversos condomínios diretamente nos córregos e até mesmo na vegetação ciliar, sem quaisquer cuidados técnicos e atenção às normas, levaram à erosões e ao escorregamento de taludes das margens dos córregos – um processo natural e com consequências danosas ao meio ambiente e aos corpos hídricos da região.

Arniqueira faz parte do patrimônio público pertencente à Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). Segundo o presidente Izidio Santos, a Terracap tem acompanhado de perto a situação da RA, em especial, os problemas das erosões. “A Defesa Civil do DF tem feito relatórios sobre as erosões. E a Terracap está tomando as providências necessárias para sanar os problemas”, comenta.

O lançamento irregular de redes de drenagem, executada pelos próprios condomínios, diretamente nos córregos da região, agravou as erosões. Não há o cuidado e a atenção às normas vigentes, como, por exemplo, a execução de dissipadores e amortecimento.

Além disso, até outubro passado, uma Ação Civil Pública oriunda do Ministério Público Federal e ratificada pelo pela justiça local, proibia a realização de qualquer obra em Arniqueira pelo poder público. Muitos serviços entraram no bairro de forma clandestina, agravando este e outros problemas. Somente após a data, o GDF recebeu autorização para fazer e obras públicas e de infraestrutura na RA.

Soluções

Para solucionar o problema das erosões, a Terracap contratou e está em execução Plano de Recuperação de Áreas degradadas (Prad) e Plano de Recomposição de Áreas de Preservação Permanente, para todo o Setor Habitacional Arniqueira. “Contemplamos todos os pontos apontados pela Defesa Civil. A ideia é a elaboração de ações a serem desenvolvidas nas margens dos córregos e demais áreas de proteção ambiental, bem como a sua recuperação e recomposição” antecipa Izidio.

Além disso, Terracap abriu processo licitatório para a contratação de empresa para readequação do Projeto de Drenagem e Pavimentação do Setor Habitacional Arniqueira, incluindo o estudo de capacidade de suporte dos córregos da região. O objetivo é eliminar todos os lançamentos irregulares dos condomínios nos córregos da RA.

Outros problemas pontuais, como o monitoramento constante de casa muito próxima à erosão principal, também têm sido acompanhados pela empresa pública.

Venda Direta

No segundo semestre deste ano, a Terracap levará a registro imobiliário mais de 2,7 mil lotes (Urb 1 e Urb 5) do Setor Habitacional Arniqueira, que serão as primeiras áreas a serem contempladas no setor pelo Programa de Venda Direta – que permite ao morador exercer o direito de compra do imóvel que ocupa.

Serviço

Os serviços da Agência continuam funcionando normalmente por meio do portal da empresa (www.terracap.df.gov.br), do Call Center e da Ouvidoria pelo telefone: 61 3350-2222 e email: sac@terracap.df.gov.br.

Fonte: Terracap

Administrações regionais devem atuar na promoção do Pdot junto à população

Com o objetivo de fortalecer a participação da população...

Celina Leão instala comitê para impulsionar empreendedorismo feminino

Por Fernando Jordão A governadora em exercício Celina Leão participou, na...

Aprova DF atrai mais de 21 mil concurseiros nos primeiros três meses de 2025

Aos 44 anos, Daniela Carolina Rosales decidiu encarar novamente...

Cursos de enfermagem e medicina da ESCS obtiveram nota máxima no Enade 2023

Os cursos de enfermagem e medicina da Escola Superior...

IGESDF abre vagas com salário atrativo de até R$ 17 mil

Por Pollyana Cabral Nesta segunda-feira (14), o Instituto de Gestão...

Destaques

Administrações regionais devem atuar na promoção do Pdot junto à população

Com o objetivo de fortalecer a participação da população...

Celina Leão instala comitê para impulsionar empreendedorismo feminino

Por Fernando Jordão A governadora em exercício Celina Leão participou, na...

Alunos da Escola Classe 11 de Taguatinga atualizam caderneta de vacinação

A Escola Classe (EC) 11 de Taguatinga abriu as...

Celina Leão inaugura primeiro Centro de Apoio Biopsicossocial para servidores das forças de segurança do país

Por Thaís Umbelino O cuidado com o bem-estar físico e mental...

Aprova DF atrai mais de 21 mil concurseiros nos primeiros três meses de 2025

Aos 44 anos, Daniela Carolina Rosales decidiu encarar novamente...