Estudantes e professores do Centro Universitário UNICEPLAC estão desenvolvendo o RosaIA, um aplicativo inovador que utiliza inteligência artificial integrada ao WhatsApp para atuar na prevenção e educação sobre o câncer de mama. O protótipo do projeto, intitulado “RosaIA – o uso de inteligência artificial integrada ao whatsapp para prevenção do câncer de mama: uma proposta de criação de uma ferramenta educacional”, conquistou a segunda colocação no I Congresso Nacional de Radiologia (CNR), promovido pela ABTER/ABCR.
“O RosaIA foi projetado como um chatbot humanizado que responde dúvidas de maneira acolhedora e acessível, utilizando a inteligência artificial GeminiAI. Um aplicativo que auxilia mulheres na prevenção do câncer de mama, por meio da educação. O protótipo foi apresentado no congresso e estamos orgulhosos da receptividade. O desenvolvimento do aplicativo será no próximo semestre, durante as atividades da extensão científica no UNICEPLAC”, explica o professor do curso de Radiologia, Luciano Freitas Sales, coordenador do projeto.
A iniciativa conta com a colaboração de especialistas em radiologia e tecnologia. Também participam da pesquisa os professores do curso de Radiologia, Vera Lúcia Teodoro dos Santos Souza, Josiane Guerreiro Galdino e Maria do Socorro de Lima Silva, além dos professores de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Osmam Brás de Souto e Weverson Garcia Medeiros, e as estudantes de ADS, Carla Lopes Jovito e Vitória Sousa Lavrista.
“O projeto nasceu da proposta de integrar saúde e tecnologia, demonstrando como essas áreas podem colaborar para criar soluções com impacto social. Foi incrível ver como conseguimos aliar a precisão técnica dos dados médicos com uma comunicação simples e acessível para o público”, destaca a estudante Carla.
Além de educar e conscientizar sobre o câncer de mama, o RosaIA oferece informações personalizadas e seguras, promovendo a inclusão digital e democratizando o acesso à saúde. Para Carla, participar do congresso foi uma experiência transformadora. “Apresentar o protótipo RosaIA e ser premiada reforçou nosso compromisso com a inovação e o impacto positivo que a tecnologia pode trazer para a sociedade”, afirma.
Os próximos passos para o projeto incluem o aprimoramento do treinamento da inteligência artificial e o desenvolvimento de um aplicativo exclusivo, expandindo as funcionalidades e fortalecendo a missão de educar e prevenir. O reconhecimento no CNR é mais um exemplo do compromisso do UNICEPLAC em formar profissionais capazes de transformar realidades por meio da ciência e da inovação.