Evento marca o Dia Distrital do Agente de Trânsito

Homenagem, nesta terça (21), fez alusão à data comemorativa no DF, estabelecida em 11 de maio



Uma homenagem realizada nesta terça-feira (21), no auditório do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), marcou o Dia Distrital dos Agentes de Trânsito. Pela primeira vez, a data foi comemorada no DF em 11 de maio, conforme ficou definido em calendário distrital divulgado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A publicação prevê, ainda, o desenvolvimento de atividades, programas de atualização profissional e campanhas de prevenção de acidentes, ações que também estão previstas na Emenda Constitucional N° 82, de 2014.

“Esta não é só uma homenagem, mas uma conquista dos agentes de trânsito. Valorizar e apoiar esses profissionais é essencial para garantir que nossas vias sejam espaços seguros e bem geridos, onde todos possam circular com tranquilidade e confiança. Treinamento e atualização devem ser contínuos”, frisou o secretário-executivo de Segurança Pública do Distrito Federal, Alexandre Patury, que na oportunidade representava o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

Em alusão também ao Maio Amarelo, o secretário-executivo frisou a importância desta data como forma de valorizar o trabalho exercido pelos servidores. “Não seria possível excluir o poder de uso progressivo da força a esses profissionais. Os agentes têm que ter condições de se proteger durante uma abordagem, que é um dos momentos mais perigosos, pois não é possível saber qual será a reação do condutor”, finalizou.

Publicidade

O 11 de maio foi escolhido por ter sido o dia do início da Primeira Década de Ação pela Segurança no Trânsito, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, considerada um marco para a segurança viária no Brasil e no mundo, ao estabelecer metas de redução de sinistros e outras ações voltadas para um trânsito harmônico e seguro.

O Movimento Maio Amarelo, criado em 2013, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Trata-se de uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, que se dedica anualmente a colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a população em ações de conscientização.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorAgroBrasília chega à 15ª edição e espera receber mais de 175 mil visitantes
Próximo artigoAudiência na Câmara mobiliza Enfermagem em apoio à PEC das 30h e aplicação integral do Piso