19 C
Brasília
27 mar 2025 07:45

Exposição na CLDF marca o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Evento que exibiu filme, música, pinturas e fotografias também lançou a Cartilha do Autista

Por Daniela Reis

Na data em que se celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril), a Câmara Legislativa do DF inaugurou a Mostra Cultural de Visibilidade Autista. Situada no Espaço Cultural Athos Bulcão, no foyer do plenário da Câmara, a exposição apresenta obras de artistas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pode ser visitada por qualquer cidadão. A cerimônia de abertura contou ainda com o lançamento da Cartilha do Autista, documento que informa sobre as principais questões relativas ao autismo, como diagnóstico, tratamento e direitos.

A mostra e a cartilha são iniciativas do deputado Iolando Almeida (MDB), que reforçou a importância de dar visibilidade ao tema. “A sociedade tem muito a ganhar com a inclusão. Pessoas com TEA podem contribuir para o desenvolvimento econômico do país e do DF. A arte, de fato, ultrapassa barreiras e além de sua função estética constitui uma importante ferramenta de transformação. Há ainda muito a ser feito para as pessoas com autismo, mas a conscientização é a chave para chegarmos ao diagnóstico”, aponta o deputado.

Defensor da causa e autor de proposições como a Lei 6.842/2021 – que instituiu o uso do colar de girassol como instrumento auxiliar para identificação de pessoas com deficiências ocultas -, Robério Negreiros (PSD) comentou que a pauta é plural e se reflete na ação de diversos deputados. Ele também elogiou o esforço do GDF “para que o distrito tenha mais pujança nas políticas públicas que envolvem a pessoa com deficiência”. Também participou da abertura da exposição o deputado Pepa (PP).

Ainda que não possa ter estado presente, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) enviou uma carta para ser lida na solenidade. Na mensagem, ela enaltece a ação da CLDF.

Pai de Nicolas Xavier, escritor com TEA, Sansão Barbosa também salienta que o diagnóstico é um momento central. A partir dele pode-se buscar os direitos garantidos para pessoas com autismo, como tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) ou na rede privada, o direito de locomoção, o Benefício da Prestação Continuada, entre outros. Barbosa emociona-se ao refletir sobre o potencial do filho que, aos 16 anos, já escreveu uma série de livros, e destaca que a causa autista precisa ser abraçada por todos.

Curadora da mostra e presidente do Conselho de Cultura da CLDF, Jane Marrocos é categórica na defesa das pessoas com TEA: “Doença é o desrespeito, transtorno não é uma doença. Mas precisamos falar das dificuldades que as famílias enfrentam em decorrência do transtorno”. Ela finalizou sua fala refletindo sobre o papel dos espaços culturais da casa legislativa. “Esse é um espaço de arte para todas as pessoas, pois essa é a casa do povo”.

Também compareceu ao evento um grupo de alunos, pais e professores do Centro de Ensino Fundamental 01 de Planaltina. A escola oferece ensino regular do 6º ao 9º ano, bem como Educação de Jovens e Adultos (EJA) Interventiva, que recebe pessoas com deficiência de idades diversas. A professora Dayane Barreto explica que a equipe da instituição executa um trabalho amplo e pede para que haja mais investimentos e suporte para a escola.

Abril azul

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o abril azul, campanha para conscientizar e dar visibilidade ao tema. Secretário da Pessoa com Deficiência do governo do DF, Flávio Santos participou da abertura da mostra e clama para que a conscientização não se limite a esse mês e que todos os dias a sociedade possa se sensibilizar para a pauta.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA. Trata-se de um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social. O autismo pode se manifestar em diferentes níveis, de forma leve até severa.

Homenagens

A cerimônia reconheceu com Moções de Louvor os artistas que participam da mostra, como a artista plástica Giovanna Amorim; o cineasta e ator Gabriel Batista; a artista plástica, fotógrafa e professora Ruth Sousa; a escritora e servidora pública Aline Campos; o artista plástico Tito Reis; e o músico e tenente do Corpo de Bombeiros Ademir Júnior.

Também foram congratuladas pessoas que atuam para a causa do TEA. Uma delas é a fundadora do Mapa Autismo do Brasil, Ana Carolina Steinkopf. A iniciativa consiste em levantar dados sociodemográficos para traçar um perfil das pessoas diagnosticadas com autismo no país. A pesquisa já coletou dados do DF e deve ser expandida para todo o Brasil. Conheça os dados já apurados.

FonteCLDF

Últimos dias para se inscrever no Pé-de-Meia Licenciaturas. Conheça o passo a passo

Estudantes interessados em participar do programa Pé-de-Meia Licenciaturas têm até...

Revalida 2025 receberá documentos de conclusão de curso até sábado

Por Daniella Almeida Os participantes da primeira etapa do Exame...

CLDF aprova contas de Ibaneis Rocha relativas aos anos de 2021 e 2022

Por Marco Túlio Alencar Apreciados na sessão ordinária da Câmara...

João Cardoso pede contagem de período pandêmico para anuênio de servidores

Por Daniela Reis O distrital João Cardoso (Avante) reforçou o...

SUS vai substituir papanicolau por exame mais sensível ainda este ano

Por Tâmara Freire A partir deste ano, o teste citopatológico para a...

Lazer Para Todos: Gratuidade aos domingos e feriados no Zoo e no Jardim Botânico

Por Ian Ferraz O governador Ibaneis Rocha assinou nesta quarta-feira (26)...

Destaques

Hospital de Base recebe visita de oncologista ortopédico da USP para mapeamento nacional de centros especializados

Por Bruno Laganá O Hospital de Base do Distrito Federal...

Últimos dias para se inscrever no Pé-de-Meia Licenciaturas. Conheça o passo a passo

Estudantes interessados em participar do programa Pé-de-Meia Licenciaturas têm até...

Revalida 2025 receberá documentos de conclusão de curso até sábado

Por Daniella Almeida Os participantes da primeira etapa do Exame...

CLDF aprova contas de Ibaneis Rocha relativas aos anos de 2021 e 2022

Por Marco Túlio Alencar Apreciados na sessão ordinária da Câmara...