“Fala aí que a gente vai tentar responder”: Celina Leão convida população à participar das ações do governo

Ainda na primeira semana de governo, dobradinha Ibaneis e Celina Leão imprime marca de gestão participativa



Por Kleber Karpov

Mal começou o segundo mandato do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) e a vice-governadora, Celina Leão (Progressista), ajuda a reforçar a importância da gestão participativa, como marca registrada do Governo do Distrito Federal. Nas redes sociais, a Leoa, como é carinhosamente chamada, convida a população à participação do processo de gestão do DF. Seja com apresentação de demandas da cidade ou de sugestões.

Alguns exemplos podem ser acompanhados por meio do Instagram de Celina Leão, em que pessoas e representantes de entidades têm naquela rede social, um canal direto de interação com a vice-governadora.

Publicidade

Se de uma ponta demandas de toda ordem são apresentadas, a exemplo de pedidos, reclamações, agradecimentos e sugestões, na outra, a Leão demonstra que recebe, acolhe e se preocupa em ar feedbacks “de qualidade” aos diversos pedidos e manifestações de carinho.

“Ontem fizemos uma reunião com os administradores, recebi inúmeras sugestões de vocês. Estamos tentando responder a todas elas. Algumas são só comentários, normal faz parte do Instagram. Mas a gente quer dar uma resposta de qualidade sobre o que a gente está fazendo, do que pode fazer a curto, médio e longo prazo. Tem algumas sugestões como construção de creche, escola, são projetos de longo prazo, mas que muitas delas têm previsão. E agradecer. Hoje o governador Ibaneis está fazendo uma reunião com as empresas públicas também. Se tiver alguma coisa para falar. Fala aí que a gente vai tentar responder.”, disse em um vídeo publicado na rede.

Dobradinha

De um lado, Rocha reafirma a capacidade de gestão, ao se reeleger, em primeiro turno, após alçar voo político em 2018, para concorrer ao governo, com apenas 3% de intenção de votos. Por outro, sem desmerecer a atuação do ex-vice-governador do DF, Paco Britto, que, teve uma dobradinha com o chefe do Executivo exemplar e digna de outro artigo, a composição com Celina Leão, se soma, a sede de realização e vontade de fazer. São duas personalidades políticas que sempre respiraram o Distrito Federal.

Reprodução: Instagram Celina Leão

Em especial, com a capacidade de Celina Leão, de aglutinar forças para realizar projetos relevantes à sociedade. Para quem possa ser cético, basta voltar algo em torno de uma década e ver os embates da Leoa, no posicionamento contra o superfaturamento do Mané Garrincha, o apoio aos servidores do GDF, desde a implantação dos planos de carreiras à defesa de nomeação de concursados; em mudanças administrativas do Banco de Brasília (BRB), em especial para com o funcionalismo público em condição de superendividado; com o descaso para com a saúde pública do DF; com a democratização e valorização do desporto do DF; a proteção das mulheres vítimas de violência doméstica, ou ainda pela valorização delas na política.

Governadora

Certamente, o chefe do Executivo, levou tais realizações em causa, além da força da representatividade política de Celina Leão, ao escolhê-la como braço direito para o segundo mandato.

Escolha essa que passou a protagonizar, também no Executivo, por acompanhar o governador e apresentar contribuições em relação a encaminhamentos de principais demandas da cidade, a exemplo de reuniões com secretários de governo, administradores regionais, com gestores de fundações, autarquias e empresas do governo.

Tanto que, na última semana, Rocha anunciou viagem de férias, por 15 dias, e fez questão de declarar estar 100% tranquilo, em deixar nas mãos da vice-governadora, a gestão da capital do país.

Paradoxo

Rocha, contou com a sorte, ou a sabedoria, de fazer ótimas escolhas dos braços direitos que, no segundo mandato, tem com tudo para ser uma relação harmoniosa, cooperativa e sobretudo, de resultados positivos à gestão da capital federal.

Por sua vez, Celina Leão, na condição de  vice-governadora do DF, demonstra ainda a veracidade de um ditado contemporâneo: “o mundo não gira: capota”. Isso, a considerar que, em outros carnavais, há aproximadamente sete anos, a Leoa teve que rugir contra uma tentativa frenética de defenestração da imagem da então, deputada distrital, para defender o legado de realizações e resultados de tantas batalhas.

Deu a volta por cima, teve um mandato extremamente ativo como deputada federal e chega ao Executivo para contribuir com o crescimento do Distrito Federal.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorEscola de Governo certifica 56,9 mil servidores em quatro anos no DF
Próximo artigoPolícia de SP assiste e não prende bolsonarista agressor de mulher