19.5 C
Brasília
10 jan 2025 06:41

Femama define prioridades que nortearão as ações da federação em 2025

Pautas prioritárias da federação visam garantir acesso a diagnóstico precoce e tratamento personalizado a pacientes com câncer de mama

Por Isabela Wornunk

O 11º Fórum de Controle do Câncer da Mulher, promovido pela FEMAMA em novembro do último ano, reuniu as instituições associadas de todo o Brasil para a escolha das prioridades que nortearão as ações da Rede em 2025. Estas serão as principais pautas para continuar fortalecendo o compromisso da federação com a promoção da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

As prioridades definidas pela Rede FEMAMA demonstram o compromisso da instituição em garantir o acesso equitativo e integral ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama para todas as pacientes, em todas as cidades do Brasil. Seu objetivo é padronizar o cuidado, assegurando que todas as pacientes, independente do lugar onde vivem ou de sua condição social, tenham acesso a um tratamento eficaz e seguro.

“Nessa caminhada conjunta, conquistamos importantes resultados, mas sabemos que ainda temos muito a fazer. Nosso trabalho segue cada vez mais necessário e relevante. Afinal, queremos que as leis já implementadas sejam cumpridas, que as políticas de saúde tenham recursos suficientes e possam incluir as novas tecnologias disponíveis para atender toda a população afetada pelo câncer. Seguimos buscando construir um futuro onde a sociedade tenha um olhar mais preventivo e proativo para a saúde”, afirma Dra. Maira Caleffi, Presidente Fundadora da FEMAMA.

Conheça as prioridades da FEMAMA para 2025:

1° – Testes Genéticos e Genômicos

A adoção de testes genéticos e genômicos é essencial para avançar na medicina personalizada, estimulando ações preventivas, permitindo um diagnóstico mais preciso e tratamentos direcionados para pessoas com câncer. Essas tecnologias possibilitam identificar mutações específicas associadas ao câncer, promovendo:

Prevenção: Identificação precoce de indivíduos com predisposição genética, como mutações BRCA1/BRCA2 para câncer de mama e ovário.

Custo-efetividade: A personalização de tratamentos evita terapias desnecessárias e reduz custos de internações ou complicações.

Equidade no acesso à tecnologia de ponta: Garantir que os testes sejam incorporados no SUS em âmbito nacional diminui desigualdades no acesso ao diagnóstico avançado.

Atuação FEMAMA: Defender a incorporação dos testes genéticos e genômicos no SUS em âmbito nacional com a tramitação dos PL’s 265/2020 e 25/2019. Apoiar de forma propositiva o desenvolvimento de soluções e estratégias para uma política de testagem genética e genômica no SUS com base no estudo realizado pelo Policy Paper, publicado em 2024.

2° – Implementação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC)

A implementação da PNPCC se faz urgente no Brasil para reduzir a incidência e mortalidade por câncer, integrando ações de prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e cuidados paliativos. A PNPCC organiza o sistema de saúde para permitir uma gestão mais eficiente frente ao aumento de casos de câncer no país.

Prevenção primária: Promove políticas de saúde pública, como campanhas de vacinação e conscientização, orientando também práticas e hábitos de saúde para a sociedade como um todo.

Diagnóstico precoce: Ampliação do rastreamento e estruturação da atenção primária para identificar casos iniciais, aumentando as chances de cura.

Fortalecimento do SUS: A PNPCC propõe integração entre os níveis de atenção à saúde, otimizando recursos e melhorando fluxos assistenciais.

Atuação FEMAMA: Articulação em rede para estimular Estados e Municípios a priorizar a execução das ações previstas na PNPCC, com recursos alocados para prevenção, capacitação de profissionais da APS e expansão da infraestrutura. Apoiar a capacitação de profissionais de saúde sobre câncer de mama, cânceres femininos e saúde da mulher.

3° – Navegação de Pessoas com Câncer no SUS

A navegação de pessoas com câncer é uma metodologia que tem como objetivo reduzir barreiras no acesso e na continuidade do cuidado, garantindo que o paciente receba o tratamento certo, no momento certo. Isso é especialmente crítico no SUS, onde os desafios incluem filas de espera, dificuldade em obter diagnósticos, falta de informação e de coordenação entre serviços.

Principais Benefícios da Navegação:

  • Redução de atrasos no início do tratamento, especialmente em casos em que o tempo é fator decisivo.
  • Atenção integral com suporte emocional e social para pacientes, especialmente se estão em situação de vulnerabilidade.
  • Melhoria da comunicação entre unidades básicas de saúde, centros de diagnóstico e hospitais de referência.

Atuação FEMAMA: Acompanhar a implementação dos programas de navegação aprovados em diferentes estados e municípios. Acompanhar a implementação do Programa Nacional de Navegação de Pacientes instituído pela PNPCC. Apoiar a capacitação de “navegadores” (profissionais ou equipes multiprofissionais dedicadas) através da Universidade FEMAMA.

Sobre a FEMAMA

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma organização sem fins econômicos que trabalha para reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama em todo o Brasil, representando a voz das pacientes oncológicas na busca por mais acesso ao diagnóstico precoce e tratamentos ágeis e adequados. Presente em 20 estados brasileiros e DF através de mais de 70 OSCs de apoio a pacientes associadas, a FEMAMA é a maior federação representativa em atuação no Brasil e América Latina.
Conheça o trabalho da FEMAMA aqui.

Agentes de trânsito promovem ação educativa no centro de Taguatinga

O Departamento de Trânsito (Detran-DF) realizou, na manhã desta...

Novas UBSs no Gama, Brazlândia e Santa Maria vão atender até 1.200 pessoas diariamente

Brazlândia, Gama e Santa Maria terão ampliação no atendimento...

Bombeiros do DF encerram missão de resgatar vítimas do acidente sobre o Rio Tocantins

Por Thaís Miranda Nessa terça-feira (7), o Corpo de Bombeiros Militar...

Lei que amplia sistema de cotas será adotada nos cursos de Medicina e Enfermagem da UnDF

A Lei nº 7.458/2024, de autoria do deputado distrital Ricardo...

Água Quente recebe ação integrada do GDF de combate à dengue

Por Victor Fuzeira Dando continuidade às ações de combate à dengue...

Distrito Federal alcança menor taxa de homicídio dos últimos 48 anos

O sucesso do programa DF Mais Seguro – Segurança...

Destaques

Com mercado de carbono regulado, empresas podem começar o ano planejando ações ambientais, observa FecomercioSP

Por Lucas Mota Recém-criado pelo governo em resposta a uma...

Secretaria de Economia muda regras de pagamento do 13º salário dos servidores do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Agentes de trânsito promovem ação educativa no centro de Taguatinga

O Departamento de Trânsito (Detran-DF) realizou, na manhã desta...

Novas UBSs no Gama, Brazlândia e Santa Maria vão atender até 1.200 pessoas diariamente

Brazlândia, Gama e Santa Maria terão ampliação no atendimento...

Bombeiros do DF encerram missão de resgatar vítimas do acidente sobre o Rio Tocantins

Por Thaís Miranda Nessa terça-feira (7), o Corpo de Bombeiros Militar...