Por Thais Cavalcante
Com 56 anos de existência, o Hospital Regional do Gama (HRG) vem passando por revitalizações. O mais recente espaço a ser transformado foi o centro de radiologia da unidade. O local conta com novos guichês de atendimento, sala de recepção e de espera, além de pintura e piso recém-instalados. Os pacientes que necessitarem do serviço terão, agora, acesso exclusivo, por fora do hospital, pela área ambulatorial.
A medida visa diminuir o fluxo de pessoas nas áreas hospitalares, trazendo mais conforto aos os usuários do serviço, conforme explica a chefe do Núcleo de Radiologia e Imagenologia (Nuri/HRG), Tatiana Gonçalves Monteiro. “O fluxo estava todo dentro do Hospital do Gama, gerando impacto na portaria central. Com a nova organização, os pacientes ficam concentrados somente no setor de radiologia”, destaca.
As obras no local não afetaram os atendimentos. Apenas em maio deste ano, foram realizados 9.183 exames de raio X, entre casos de emergência e de pacientes internados na unidade. Em tomografia foram 1.086 atendimentos. Já os exames de mamografia, ofertados via Sistema de Regulação, tiveram 360 vagas.
O serviço de radiologia do HRG realiza exames de raio X, mamografia, tomografia computadorizada e ultrassonografia. O Núcleo de Radiologia tem quatro salas para atendimento e conta com um mamógrafo e dois tomógrafos.
Melhorias além dos corredores
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) tem investido em adequações na estrutura da rede, por meio de contratos de manutenção assinados pela pasta. Os investimentos foram destinados para reparos nas instalações de hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), policlínicas, laboratórios e centros de atenção psicossocial da rede pública.
Diretor administrativo do HRG, Diego Fernandes explica que, com os contratos, há maior organização para realizar as benfeitorias. “Conseguimos trabalhar com planejamento e isso nos dá maior segurança.”
Além das melhorias realizadas na radiologia, outros setores do HRG foram revitalizados. O pronto-socorro da unidade hospitalar passou por reparos nas salas de acolhimento e de classificação de risco e na sala da gerência de emergência e de prescrição médica. Os banheiros do setor, por sua vez, ganharam novos vasos sanitários e pias.
O centro cirúrgico também passou por manutenções. O local foi pintado e recebeu novas portas na sala de recuperação anestésica e um sistema de proteção de paredes (bate-macas). Foram feitas melhorias na parte elétrica e instalados aparelhos de ar condicionado. “Conseguimos as melhorias na parte interna que nossos servidores haviam solicitado. Hoje, nosso centro cirúrgico tem utilização de cem por cento”, reforça Diego.
Outro local que passou por revitalizações foi a cozinha da unidade hospitalar. Foram feitas troca de luminárias, pintura do teto, troca das portas da câmara fria e das pias, atendendo a solicitações feitas pelo Ministério Público do DF.
As intervenções no HRG também melhoraram a acessibilidade. As rampas que dão acesso à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e à cardiologia receberam novas pavimentações, pinturas, iluminação, instalação de bate-macas e revitalização de janelas. Até o telhado do hospital ganhou mantas de impermeabilização nas áreas que cobrem a policlínica, o ambulatório e toda a ala de internação. Além de criar um bicicletário aos servidores do hospital. Segundo a diretoria administrativa, outras melhorias na infraestrutura estão previstas ainda neste ano.