22.5 C
Brasília
16 fev 2025 12:18

Força-tarefa de fiscalização de obras em Vicente Pires inicia 2ª fase

Após o mapeamento de edificações que ultrapassam dois pavimentos, DF Legal estabelece equipe de oito auditores para lavratura de autuações

A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) atualizou o escopo da força-tarefa realizada em Vicente Pires. Segundo o novo texto da portaria, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (11), as penalidades fiscais serão aplicadas de imediato “e independente do estágio ou fase da obra”. Desta forma, a pasta procura atender, também, recente decisão interlocutória proferida pela Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF no Processo nº 0706314-89.2023.8.07.0018.

A adição ao texto ocorre na semana em que se inicia a segunda fase dos trabalhos na região administrativa. Na primeira etapa, que foi de monitoramento e geoprocessamento, foram vistoriados 7.440 lotes e identificados 739 edificações acima de dois pavimentos. Destes, 136 ainda estão em obras. Os trabalhos de mapeamento contaram com atuação de assistentes operacionais in loco com aplicativo de georreferenciamento, auditores utilizando helicóptero e drones.

Foram vistoriados 7.440 lotes e identificados 739 edificações acima de dois pavimentos na primeira etapa da ação. Destes, 136 ainda estão em obras | Foto: Ivonildo Lira/DF Legal

Agora, sob o comando da Secretaria Executiva de Inteligência e Compliance (Seint), oito auditores fiscais ficarão exclusivamente dedicados a executar a lavratura de intimações demolitórias, autos de infração, embargo e interdição em todas as construções da cidade.

Para a fiscalização, são levadas em conta as Diretrizes Urbanísticas do Setor Habitacional Vicente Pires (Diur 02/2015) e o Plano de Uso e Ocupação do Solo para o local.

“Com o início desta segunda fase, toda e qualquer obra irregular, independente do estágio em que se encontra, será alvo de autuação. Vale destacar que nosso trabalho de fiscalização é contínuo e a força-tarefa também não nos impediu de realizar ações na cidade ao longo deste ano”, explica o secretário-executivo da DF Legal, Francinaldo Oliveira.

Os trabalhos de mapeamento contaram com auditores utilizando helicóptero e drones, além da atuação de assistentes operacionais in loco com aplicativo de georreferenciamento | Foto: Matheus Garzon/DF Legal

A força-tarefa é uma continuidade dos trabalhos da pasta na cidade. Desde 2019 até junho deste ano, foram feitas 5,6 mil ações fiscais em Vicente Pires. Foram 371 embargos, 279 intimações demolitórias, 272 multas, 161 notificações, 116 apreensões de materiais e 55 interdições, entre outras ações na cidade.

Com relação às operações, ocorreram 181 desde 2021 até o fim de junho deste ano. O total de área pública desobstruída neste período chega a 898.600 m². Considerando apenas o primeiro semestre de 2023, são 547 ações fiscais e 25 operações na cidade.

SUS oferece nova vacina a gestantes contra vírus respiratório

Por Tâmara Freire  O Sistema Único de Saúde vai oferecer...

Polícia Federal autoriza concurso com mil vagas para carreira policial

Por Daniela Almeida A Polícia Federal (PF) autorizou a realização...

Ibaneis participa do início da colheita de soja no DF e anuncia infraestrutura rural

Por Jak Spies Grão de maior produção no Distrito Federal, a...

Apoio do GDF impulsiona artesanato brasiliense, e arrecadação do setor registra alta de 33% em 2024

Por Catarina Loiola Inspirado em elementos do Cerrado, na história da...

O Plantonista 15/02/2025: Quanto mais errado, melhor? “Carcula”

Investimento estranho O Brasil é o único país onde governos...

Projeto itinerante de popularização da ciência é lançado em Ceilândia

A partir da próxima semana, a popularização da ciência...

Ibaneis inaugura segunda escola integral bilíngue em Libras-Português do DF

Por Ian Ferraz e Victor Fuzeira Brincar, aprender e conversar com...

Destaques

SUS oferece nova vacina a gestantes contra vírus respiratório

Por Tâmara Freire  O Sistema Único de Saúde vai oferecer...

Polícia Federal autoriza concurso com mil vagas para carreira policial

Por Daniela Almeida A Polícia Federal (PF) autorizou a realização...

Ibaneis participa do início da colheita de soja no DF e anuncia infraestrutura rural

Por Jak Spies Grão de maior produção no Distrito Federal, a...

Série ‘Turismo de Brasília ao Quadrado’ mostra opções na capital além da Esplanada

Por Fernando Jordão Brasília é o centro do poder do país....

Apoio do GDF impulsiona artesanato brasiliense, e arrecadação do setor registra alta de 33% em 2024

Por Catarina Loiola Inspirado em elementos do Cerrado, na história da...