19.5 C
Brasília
16 abr 2025 04:23

GDF acata recomendação do MPDFT e publica série de medidas para retornar ao limite de gastos previsto em lei

Entre as medidas anunciadas, estão programas de desligamento voluntário, corte de pastas e projetos de arrecadação tributária

O Governo do Distrito Federal atendeu a recomendação da Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão e do Grupo Força Tarefa do MPDFT e republicou o 2º Relatório de Gestão Fiscal de 2015. O pedido foi feito para dar cumprimento às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, indicando as medidas que o Poder Executivo adotou, ou adotará, para retornar ao limite máximo de despesas com pessoal previstos na lei, que é de 49% da receita corrente líquida. A providência também é recomendada pelo Manual de Demonstrativos Fiscais, da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda.

De acordo com o relatório, publicado no Diário Oficial do DF em 9 de novembro, o Governo fará uma reestruturação orgânica do Poder Executivo, além de cortar em 20% as remunerações do governador, do vice-governador, dos secretários de Estado e dos administradores regionais. Além disso, ficou estabelecida a redução de pastas do governo de 24 para 17, já ocorrida, com corte de cargos comissionados.

O Comitê de Governança de Pessoal determinou que empresas públicas do DF instituam programas de desligamento voluntário de funcionários.

Outra medida é a instituição de uma série de projetos destinados a elevar a arrecadação tributária: Projeto ITCD sobre Doações Declaradas à Receita Federal do Brasil; Projeto Intensificação do Rito Especial; Projeto “Malha DF”; Projeto Ampliação do Regime de Substituição Tributária; Projeto Sistema Eletrônico de Mineração de Dados; Projeto Intensificação do Julgamento do Contencioso Administrativo; Projeto Cobrança Administrativa da Dívida Ativa; Projeto Recadastramento de Imóveis; Projeto REFIS-DF; Projeto Comércio Eletrônico e Projeto Acompanhamento Especial dos Grandes Contribuintes.

Fonte: MPDFT

Morre Maurílio Silva, ex-deputado distrital e conselheiro aposentado do TCDF

Faleceu nesta segunda-feira (14/4) às 23h05, o pastor, ex-distrital...

STF divulga cartilha da OAB-SP sobre golpe do falso advogado

Por Danyelle Silva A Ordem dos Advogados do Brasil –...

Laboratórios de criminalística do DF garantem alto índice de resolução de crimes

Por Jak Spies A segunda parte das matérias em que a Agência...

COP30: Evento internacional fortalece protagonismo de Brasília na governança das águas

Por Ana Paula Siqueira Brasília vai sediar a 6ª Conferência Internacional...

Nota Legal: Prazo para indicar conta bancária acaba em 12 de maio

Os contribuintes contemplados com prêmios no segundo sorteio de...

Destaques

Morre Maurílio Silva, ex-deputado distrital e conselheiro aposentado do TCDF

Faleceu nesta segunda-feira (14/4) às 23h05, o pastor, ex-distrital...

Deputados de diferentes partidos criticam pena de cassação contra Glauber Braga

A greve de fome do deputado Glauber Braga (Psol-RJ)...

STF divulga cartilha da OAB-SP sobre golpe do falso advogado

Por Danyelle Silva A Ordem dos Advogados do Brasil –...

Governo Federal apresenta plano Crescer em Paz, com 45 ações de proteção às crianças e adolescentes

Um arcabouço de 45 medidas que visam a prevenção...

Laboratórios de criminalística do DF garantem alto índice de resolução de crimes

Por Jak Spies A segunda parte das matérias em que a Agência...