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01 abr 2025 14:05

GDF dá início à expansão do Metrô-DF em Samambaia

Devem ser construídos 3,6 km a mais de via, além de duas estações, três viadutos e quatro passarelas de pedestres

O Governo do Distrito Federal deu a largada hoje para o projeto de expansão do Metrô-DF. Em solenidade no auditório da Companhia, às 12h desta quarta-feira (19), a vice-governadora, Celina Leão, assinou a ordem de serviço para o início das obras de expansão da linha 1 no ramal Samambaia.

Serão 3,6 quilômetros a mais de via, a partir da estação Terminal Samambaia até o subcentro oeste do bairro, próximo à 1ª Avenida Sul, que conecta Samambaia Norte à Samambaia Sul. Ao longo do trajeto, haverá duas novas estações, cada uma com 7 mil metros quadrados de área construída. As estações nº 35 e nº 36 serão construídas nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e do Centro Olímpico, sendo que esta última passará a ser a estação terminal do trecho de Samambaia.

Também serão construídos três viadutos com passagem de pedestre integrada e quatro passarelas aéreas, localizadas nos principais pontos de circulação já utilizados pela população. A estimativa é beneficiar entre 12 mil e 15 mil pessoas que utilizarão o transporte diariamente, gerando impacto positivo no desenvolvimento de todo o bairro e na mobilidade da população do DF.

Vice-governadora Celina Leão fala sobre relevância de expansão do Metrô à população do DF – Foto: George Gianni/VGDF

Na cerimônia, a vice-governadora, Celina Leão, destacou que o transporte público é um direito fundamental e que, além da ampliação tão necessária para Samambaia, o GDF já deu sinal verde para o início dos estudos de viabilidade para a construção de outra linha (que irá até o Gama e Santa Maria) e anunciou a tarifa zero aos domingos e feriados para testar o modelo. “Nosso governo não está preocupado só com a nossa gestão. Este é um governo que trabalha, entrega e tem compromisso com as futuras gerações”, destacou.

Representando o governador Ibaneis Rocha, Celina recebeu das mãos do diretor-presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, uma foto rara do ex-presidente Juscelino Kubitschek durante a construção da BR-153, em Goiás, já que ele é uma inspiração para o governador Ibaneis Rocha. “Assim como o presidente construiu Brasília em cinco anos, o governador e a vice-governadora estão transformando o Distrito Federal desde o início da gestão deles”, enfatizou.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, disse que é necessário fortalecer cada vez mais o Metrô-DF, devido à sua relevância para a população do DF. “Com os investimentos no Metrô, esperamos dobrar a capacidade de Metrô para transportar as pessoas”, disse.

Também estavam presentes na assinatura da ordem de serviço o deputado distrital Joaquim Roriz Neto (PL), o administrador de Samambaia, Marcos Leite, e os diretores do Metrô-DF, Márcio Aquino (Operação e Manutenção); Fernando Jorge (Técnico) e Flávia Carneiro (Comercial e Financeira).

Os projetos de expansão

Samambaia

A extensão da linha 1 do Metrô do Distrito Federal em Samambaia integra o Projeto de Expansão do Sistema Metroviário de Brasília e decorre da previsão legal para

Expansão da Rede Ferroviária de Brasília, disposta na Lei n° 4.566, de 04/05/2011, DODF.

A obra em Samambaia contará com a realização de projetos executivos, escavação, remanejamento de interferências, novas redes de drenagem, execução de pavimentação, construção de estações, via permanente semienterrada, emissário e a implantação dos sistemas de energia, telecomunicações e mecânicos.

O consórcio CG – JFJ, formado pelas empresas CG Construções LTDA e JFJ Tecnologia em Instalações Elétricas, foi o vencedor da licitação para as obras de expansão da linha 1 no trecho Samambaia. A previsão inicial de custo da obra é de R$ 319.751.557,44  (que chega a R$ 400 milhões com os demais custos associados) e a estimativa de prazo de execução é de 2,5 anos a 4 anos. Os recursos para a realização da obra são do Governo do Distrito Federal e do BNDES.

O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, explicou que o ponto inicial da obra será a construção do emissário de águas pluviais, que fica a 5,5 quilômetros do local de onde a via será construída.

Ceilândia

Desde o início da gestão Ibaneis, foram inauguradas três estações: EPQ, 106 Sul e 110 Sul, e iniciados os processos de expansão. Além da extensão da linha em Samambaia, o Metrô-DF está no processo final de revisão, junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal, para a republicação do edital de licitação da expansão do ramal Ceilândia.

A expansão no ramal Ceilândia será de 2,3 quilômetros. No percurso, terão duas novas estações, cruzando Ceilândia até próximo à BR-070, na saída para Águas Lindas. As estações serão construídas entre as QNO 5 e 13 e entre as QNO 7 e 15. Projeta-se o acréscimo de até 22.000 passageiros/dia. Serão construídas ainda duas subestações retificadoras de energia.

Linha 2 (Gama/Santa Maria)

Também já foi aberta a licitação para a contratação de serviços especializados para a elaboração de estudos de viabilidade para a implantação da Linha 2, que ligaria as Regiões Administrativas do Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro à Rodoviária do Plano Piloto e Esplanada dos Ministérios. O recebimento das propostas vai até 25/02/2025. Após o processo de licitação e a assinatura do contrato, a empresa vencedora tem 13 meses para apresentar os resultados dos estudos.

Compra de novos trens

Handerson Cabral atualizou ainda o estágio do processo de compra para 15 novos trens. Segundo ele, o projeto já foi aprovado pelo Ministério das Cidades e a Companhia está em busca de financiamento, tanto do Governo Federal, via BNDES, quanto de outras fontes, inclusive internacionais. O custo previsto é de R$ 900 milhões.

Segundo ele, em abril, deve ser feita a audiência pública, uma exigência legal, para a continuidade do projeto de aquisição dos trens. “Será uma licitação internacional, complexa, que exige um prazo maior. O que estamos planejando é que, ao longo de 2025, consigamos fazer todo o rito administrativo e o concluir o processo de licitação no ano de 2026”, explicou.

O objetivo, segundo Handerson, é ter os trens em quatro anos, quando as obras de Ceilândia e Samambaia forem concluídas. “O modelo de transporte que o governo está pensando é um modelo integrado. O eixo central do transporte da cidade será o metrô e todas as bacias de ônibus irão até o metrô, para que a população faça pequenos percursos. Com essas obras e aquisições e mais a modernização do sistema de energia, o Metrô-DF pretende transportar até 420 mil passageiros, dobrando sua capacidade em cinco anos.” 

O Metrô-DF

O Metrô-DF tem 42,38 km e liga a região administrativa de Brasília às de Ceilândia e Samambaia, passando pela Asa Sul, Setor Policial Sul, Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA), Guará, Park Way, Águas Claras e Taguatinga. Transporta entre 160 mil e 180 mil usuários por dia útil.

A via do Metrô-DF possui o formato de Y. Dessa forma, 19,19 km constituem o eixo principal e interligam a Estação Central (localizada na rodoviária do Plano Piloto) à Estação Águas Claras. Outros 14,31 km compreendem o ramal que parte da estação Águas Claras até Ceilândia Norte. O outro ramal, com 8,8 km, abrange o trecho que liga a estação Águas Claras a Samambaia.

 

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