GDF e empresa de eventos firmam parceria para desenvolver ações de proteção às mulheres

O acordo de cooperação técnica prevê condutas e procedimentos conjuntos, como capacitação especializada, criação de embarque prioritário no Na Praia – atual evento da empresa – e reforço da segurança nas proximidades do evento



Por Adriana Izel

O Governo do Distrito Federal (GDF) deu mais um passo para garantir proteção às mulheres. As secretarias de Segurança Pública (SSP-DF), da Mulher (SMDF) e de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) firmaram um acordo de cooperação técnica com a empresa R2 Produções e Eventos, responsável pelo festival Na Praia e pelo Carnaval no Parque.

O pacto foi assinado na tarde desta quinta-feira (22) e concretiza o desenvolvimento de ações conjuntas entre os órgãos e a produtora visando o enfrentamento à violência de gênero. O compromisso integra o projeto Empresa Responsável Comunidade Mais Segura, em que a SSP atua junto à iniciativa privada para a prevenção de crimes por meio de cursos e ações. Na oportunidade, a R2 Produções também foi reconhecida com o Selo Parceiro da Segurança.

Publicidade

Sandro Avelar define o projeto como “uma soma de esforços com o objetivo de que as mulheres sejam atendidas” | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

“Essa é uma oportunidade de dar um bom exemplo para tantas outras empresas. Temos essas ações pactuadas, algumas já executadas e outras em andamento. É uma soma de esforços com o objetivo de que as mulheres sejam atendidas. Fico realmente feliz porque são medidas práticas e efetivas”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, ressaltou que a formalização do acordo de cooperação técnica dá mais credibilidade às ações, além de reforçar a sensação de segurança das mulheres. “A informação encoraja a mulher e inibe o agressor. Quando vocês abraçam essa causa, abraçam todo um sistema. Essa é mais uma ação que vai reverberar esse tema, porque o Estado sozinho não consegue”, destacou.

Marcela Passamani: “Nós não mediremos esforços junto às empresas sérias para levar essa mão firme do Estado em prol das mulheres e para com os agressores”

“O nosso papel, enquanto estado, é ofertar esses serviços e oportunidades de romper com essa violência. Nós não mediremos esforços junto às empresas sérias para levar essa mão firme do Estado em prol das mulheres e para com os agressores”, completou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Um dos sócios da R2 Produções e Eventos, Eduardo Azambuja, disse que a celebração do acordo reafirma o compromisso da empresa com a segurança das mulheres. “É muito importante porque é um trabalho que a gente vem fazendo dentro dos nossos eventos. Mas a gente queria que fosse seguro também do lado de fora. Queríamos trazer essa sensação de segurança. Estamos dando as mãos e propondo ações para irmos implementando e melhorando para impactar nossos eventos e também influenciar nossos parceiros”, comentou.

Ações conjuntas

Eduardo Azambuja reafirma o compromisso da R2 com a segurança das mulheres nos eventos da produtora

A primeira atividade em parceria entre os órgãos foi a capacitação dos colaboradores da empresa em relação ao protocolo Por Todas Elas, instituído no Decreto nº 45.772/24, que prevê que estabelecimentos de lazer e entretenimento adotem medidas de proteção e apoio a mulheres que tenham sofrido ou estejam em risco de sofrer violência, assédio ou importunação sexual. A ação qualificou 50 colaboradores da empresa.

A próxima ação está prevista para 31 de agosto (sábado) durante o Na Praia e faz alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. Na ocasião, será reservado um espaço específico com 80 vagas para que motoristas do sexo feminino, vinculadas a aplicativos de transporte e taxistas, estacionem e embarquem mulheres participantes do evento.

As medidas operacionais para a execução da iniciativa serão discutidas em reunião com os órgãos integrantes do Comitê Técnico de Monitoramento e Segurança no Serviço de Transporte Individual Privado de Passageiros (CTMS) na sexta-feira (23).

Também serão feitas as divulgações de material educativo sobre o tema e as intervenções nas proximidades do local do evento, reforçando o policiamento, a iluminação pública e o controle do trânsito.

Ainda há previsão de mais duas ações: a oferta de orientação jurídica gratuita às colaboradoras da R2 Produções e Eventos fornecida pela SSP e a entrega de currículos de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar à produtora visando a contribuição para a inserção no mercado de trabalho.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorCasa da Mulher Brasileira Itinerante leva conscientização sobre violência doméstica e serviços a Ceilândia
Próximo artigoProjeto Pró-Comunidade tem inscrições para cursos em Ceilândia