22.5 C
Brasília
13 abr 2025 20:01

GDF e Marinha assinam acordo para regularização de área em Santa Maria

Titularidade da chamada Área Alfa, localizada próxima à BR-040, foi pacificada com acordo intermediado pela Terracap e União

Por Ian Ferraz

O Governo do Distrito Federal (GDF) e a Marinha do Brasil assinaram, nesta quarta-feira (15), um Termo de Conciliação para regularizar uma área em Santa Maria ocupada pela instituição nacional. O acordo resolveu uma pendência de mais de 60 anos e foi costurado pela Agência de Desenvolvimento (Terracap) e União, por intermédio da Marinha do Brasil. A assinatura encerra o conflito referente a áreas ocupadas pela Marinha, uma vez que, embora houvesse acordo, ele não havia sido homologado de forma definitiva até hoje.

“Nós sabemos que os projetos que a Marinha vai tocar nessa área são muito importantes para a geração de emprego, renda e desenvolvimento do DF, que é o que a gente vem buscando ao longo de todo esse período”, destacou o governador Ibaneis Rocha | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Embora a destinação da chamada Área Alfa à Marinha tenha sido aprovada ainda na década de 1960 em Assembleia Extraordinária da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o assunto nunca havia sido pacificado. Em 2020, a Marinha do Brasil acionou a Terracap, por intermédio da Câmara de Mediação e de Conciliação da Administração Pública Federal, para resolver esse impasse, que chegou ao fim nesta quarta-feira (15).

“Tenho dito sempre que governar é enfrentar os problemas buscando as soluções. Esse é só mais um problema que nós damos solução e resolve certamente aquilo que a Marinha buscava e vai auxiliar muito as forças armadas. E vai nos ajudar também no desenvolvimento da cidade. Nós sabemos que os projetos que a Marinha vai tocar nessa área são muito importantes para a geração de emprego, renda e desenvolvimento do DF, que é o que a gente vem buscando ao longo de todo esse período”, afirmou o governador Ibaneis Rocha durante a assinatura do termo.

“A presença da Marinha na região de Santa Maria é muito importante para nós. Nós temos uma integração muito grande com a sociedade local. O futuro é promissor, com a regularização da área vamos desenvolver mais projetos”

José Vicente de Alvarenga Filho, vice-almirante e comandante do 7° Distrito Naval

Além do governador do Distrito Federal, participaram da assinatura o comandante do 7° Distrito Naval, vice-almirante José Vicente de Alvarenga Filho; o advogado-geral da União, Jorge Messias; o presidente da Terracap, Izídio Santos; e o desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios Josaphá Francisco dos Santos.

“O acordo que se chegou aqui entre Terracap e União é a possibilidade de a Marinha ter a propriedade dessas terras, e com isso poder empreender da melhor maneira. Ela já ocupa parte dessa área, mas não tinha propriedade, e com esse acordo agora essas terras são transferidas à União e a União as transfere para a Marinha”, explicou Izídio Santos.

‘É um entendimento que pacifica uma questão que é muito cara para a Marinha do Brasil. O governador colocou bem aqui um aspecto que é central. A partir do momento em que nós estamos fazendo a regularização fundiária naquela região, fruto deste acordo, deste entendimento, a Marinha terá mais tranquilidade, mais segurança para realizar novos investimentos que serão fundamentais para a cidade naquela região”, acrescentou o advogado-geral da União, Jorge Messias.

Histórico

A Marinha do Brasil narra que em 1960, um grupo de 120 marinheiros e fuzileiros se deslocou a pé do Rio de Janeiro até a nova capital, para, no dia 21 de abril, entregar ao presidente da época, Juscelino Kubitschek, uma mensagem do ministro da Marinha, o almirante Matoso Maia, de esperança e de fé nesse novo ciclo que se iniciava. O presidente JK cedeu então uma área de 85 quilômetros quadrados, correspondente às fazendas Saia Velha, Barreiro e Água Quente, para que a Marinha pudesse se estabelecer no Distrito Federal.

Após ter o assunto pacificado, a Marinha do Brasil agradeceu o empenho da União e do GDF e destacou projetos que devem ser desenvolvidos na região. “A presença da Marinha na região de Santa Maria é muito importante para nós. Nós temos uma integração muito grande com a sociedade local. Temos uma escola de ensino fundamental, onde cerca de 20% dos alunos são dependentes dos nossos militares, mas 80% são filhos da comunidade ali próxima. Temos uma Estação Rádio da Marinha também naquela área, que é modelo para o Brasil inteiro, ganhou prêmios várias vezes. O futuro é promissor, com a regularização da área vamos desenvolver mais projetos”, detalhou o comandante do 7° Distrito Naval, vice-almirante José Vicente de Alvarenga Filho.

Bolsonaro passa por cirurgia no intestino neste domingo

Por André Richter O ex-presidente Jair Bolsonaro passa por uma...

Apenas seis cursos de medicina têm nota máxima no Enade

Por Luiz Cláudio Ferreira Dos 309 cursos de medicina que...

Em entrevista Jorge Vianna sugere concessão de interstício aos policiais militares do DF

Por Kleber Karpov Em entrevista à Rádio Metrópoles, o deputado...

Brasília 65 anos: Veja programação completa dos três dias de comemorações

Por Karol Ribeiro A programação oficial da celebração dos 65 anos...

Vacina contra gripe é segura e não causa a doença; saiba mais verdades

Por Tâmara Freire A campanha de vacinação contra a gripe...

GDF Mais Perto do Cidadão leva inclusão, serviços e acolhimento ao Gama

O Gama recebeu, neste sábado (12), mais uma edição...

Destaques

Bolsonaro passa por cirurgia no intestino neste domingo

Por André Richter O ex-presidente Jair Bolsonaro passa por uma...

Apenas seis cursos de medicina têm nota máxima no Enade

Por Luiz Cláudio Ferreira Dos 309 cursos de medicina que...

Em entrevista Jorge Vianna sugere concessão de interstício aos policiais militares do DF

Por Kleber Karpov Em entrevista à Rádio Metrópoles, o deputado...

Brasília 65 anos: Veja programação completa dos três dias de comemorações

Por Karol Ribeiro A programação oficial da celebração dos 65 anos...

Vacina contra gripe é segura e não causa a doença; saiba mais verdades

Por Tâmara Freire A campanha de vacinação contra a gripe...