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26 dez 2024 08:13


GDF Mais perto do Cidadão leva assistência à população do Riacho Fundo II

Primeira edição do programa está na cidade até este sábado (11) e oferece serviços gratuitos como acesso a programas sociais e emissão de RG

Apesar da chuva que caiu sobre o DF nesta sexta-feira (10), moradores do Riacho Fundo II acordaram cedo para acompanhar a execução de serviços essenciais oferecidos pelo programa GDF Mais Perto do Cidadão. O movimento foi grande nas tendas montadas em frente ao restaurante comunitário da cidade, e os serviços continuam neste sábado (11), das 9h às 13h.

A carreta do Na Hora foi uma das mais concorridas durante o primeiro dia do programa, que continua no sábado | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Esta é a primeira edição do programa, que reúne em um só local diversos atendimentos de órgãos públicos do GDF. Emissão de Carteira de Identidade, acesso à conta de água e de energia e benefícios sociais, atendimento da carreta da Defensoria Pública e corte de cabelo gratuito foram alguns dos serviços levados pelo GDF na ação itinerante.

Crianças também tiveram acesso a ações do programa, como orientações dos bombeiros

Coube à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) a organização do evento, que contou com o envolvimento de outras pastas, como as secretarias de Governo, de Segurança Pública e de Saúde. Lançado em fevereiro, o programa tem como foco a inclusão social, a eficiência dos serviços públicos e a acessibilidade da população. As crianças também puderam participar das ações, além de terem à disposição brinquedos para se divertir.

“O GDF Mais Perto do Cidadão já nasceu grande, visto a quantidade de gente que participou dessa primeira edição, mesmo com a chuva”, disse o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo. “Isso demonstra a assertividade do programa, que vamos levar para todas as regiões administrativas do DF”.

Acesso aos programas sociais

Uma carreta do Na Hora concentrou os atendimentos oferecidos pela Caesb, Detran, Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Neoenergia e outros órgãos. O acesso estava concorrido. A dona de casa Maria da Consolação Nascimento, 66 anos, foi em busca de benefícios sociais. Ela atualizou seu cadastro para voltar a receber o Bolsa Família e aderir ao programa Prato Cheio.

“Só tenho a agradecer, pois não tenho renda e preciso muito dessa assistência”, disse a moradora do Riacho Fundo II. “Gostei muito porque o povo pode resolver seus débitos, tudo de que precisa, num lugar só. Não precisa ficar se deslocando para outro canto.”

Emissão gratuita de RG

A desempregada Jailma Ferreira, 31, chegou às 7h ao local com o objetivo de tirar o RG das duas filhas – Gabriele, 8, e Helena, 3. Pegou uma senha e foi atendida na carreta da Polícia Civil. As meninas tiveram os dados coletados, e, em sete dias, o documento estará pronto. “Foi maravilhoso, pois faz tempo que precisava tirar a identidade delas”, contou Jailma. “Todo lugar solicitava um documento com foto, e elas não possuíam. Agora, vou levá-las para brincar um pouco no pula-pula”.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, avaliou como positiva a ação. “Já tivemos uma experiência bem-sucedida com o Sejus Mais Perto do Cidadão, que realizou cerca de 200 mil atendimentos pelo DF”, pontuou. “Agora, o objetivo de todos é aumentar ainda mais esse número, mostrando que o governo existe para servir à população”.

Serviço

→ GDF Mais Perto do Cidadão – Riacho Fundo II
→ Dia: Sábado (11), das 9h às 13h
→ Local: Quadra 1A Etapa QN 10, Conjunto 4 – em frente ao Restaurante Comunitário.

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