O secretário chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou nesta segunda-feira (22/3) que a convocação de aposentados da área de Saúde será publicada em edição extra do Diário Oficial. A ideia é que esses profissionais reforcem a atuação na linha de frente como forma de desafogar a rede pública local.
Durante coletiva de imprensa, o titular da pasta afirmou que, desde o início da pandemia, o Governo do Distrito Federal (GDF) contratou 6,5 mil pessoas para as áreas de Saúde e também Social (como as secretarias de Justiça, Desenvolvimento Social e da Mulher).
Gustavo Rocha adiantou que a Secretaria de Saúde também tem aumentado a carga horária de servidores de 20 para 40 horas. “Até agora, 469 já manifestaram interesse em aumentar o tempo de trabalho. Traz um alívio na sobrecarga de trabalho”, disse.
Taxa de transmissão
As medidas restritivas anunciadas pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) também têm apresentado resultados. Segundo Gustavo Rocha, a taxa de transmissão caiu para 0.97 no último domingo (21/3). Na fase mais aguda da crise sanitária, o índice chegou a 1.38.
“Isso já é reflexo das medidas do governo. Numero de casos também caiu para 1.194 por dia e o isolamento social chegou a 45.1% no fim de semana, taxa melhor que registramos durante a última semana que foi de 37%. “Ainda não é o ideal, porque no ano passado, a gente chegou a 64%, mas é um indicativo de que a população está se conscientizando”, frisou.
Gustavo Rocha também informou que pelo menos 15 empresas demostraram interessadas na construção e gestão dos três hospitais de campanha a serem construídos no Distrito Federal. “Até o dia 14 de abril esses hospitais devem estar funcionando”, garantiu.
Até agora, segundo sublinhou, o governador Ibaneis já destinou R$ 2,270 bilhões exclusivamente para o combate à Covid-19 no Distrito Federal