GDF prorroga campanha contra o sarampo para adultos entre 20 a 49 anos

Vacinação está disponível na rotina de todas as UBSs do DF



Por Leandro Cipriano

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada em todo o país até o dia 31 de outubro. O público-alvo são os adultos de 20 a 49 anos, que podem tomar a dose extra da vacina tríplice viral mesmo que já a tenha recebido anteriormente.

A medida é necessária para eliminar a circulação do sarampo no Brasil, pois a principal medida de prevenção e controle da doença é a vacina. No Distrito Federal, ela está disponível na rotina das Salas de Vacina, nas unidades básicas de saúde (UBSs). Por isso, a Secretaria de Saúde tem alertado o público-alvo sobre a importância de buscar pela vacinação, mesmo com a pandemia da Covid-19.

Publicidade

“A Estratégia de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada para que as pessoas entre 20 e 49 anos continuem procurando as unidades básicas de saúde. É importante receber uma dose extra da vacina, mesmo que já tenha as doses de rotina”, afirmou a enfermeira da área técnica da Secretaria de Saúde, Fernanda Ledes.

De acordo com a especialista, dos cinco casos positivos da doença registrados no Distrito Federal em 2020, quatro deles estão entre 20 e 49 anos. Por isso, é necessário que o público-alvo procure pela dose extra da vacina o quanto antes, para evitar mais casos de sarampo entre pessoas dessa faixa etária.

Cobertura vacinal

Desde o início da campanha até 27 de agosto, a cobertura vacinal de adultos de 20 a 49 anos alcançou apenas 5,6% no Distrito Federal. Ou seja, 75.888 pessoas dessa faixa etária foram vacinadas contra o sarampo nesse período.

Arte: Rafael Ottoni/SES-DF

Levando em conta que no DF a população total do público-alvo é de 1.364.987 pessoas, a cobertura vacinal se manteve abaixo do esperado. Um reflexo do que acontece em todo o Brasil, que registrou apenas 5,8% das pessoas com essas idades sendo vacinadas. Em outras palavras, as coberturas vacinais em todo o país estão muito abaixo da meta preconizada de 95% pelo Ministério da Saúde.

No Distrito Federal, a região de saúde que apresentou o melhor índice foi a Leste, com 13,8%. Porém, 71,8% das doses aplicadas nesta região se concentraram na unidade prisional. Em seguida vem a região Central (9,8%) e a região Oeste (6,0%), que apresentam as maiores coberturas vacinais da campanha até o momento.

Em relação às faixas etárias, a cobertura vacinal foi de 5,1% para população de 20 a 29 anos, de 5,6% para o grupo de 30 a 39 anos e de 6,2% para as pessoas de 40 a 49 anos

Sintomas

Arte: Rafael Ottoni/SES-DF

O primeiro sinal do sarampo é a febre alta que dura de três a cinco dias, acompanhada de coriza, tosse e olhos avermelhados. Após alguns dias surgem manchas avermelhadas na pele, com início na face e atrás do pescoço, progredindo em direção aos membros inferiores. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre por mais de três dias é sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEAgência Saúde DF
Artigo anteriorRespirador de baixo custo vai ampliar atendimento a pacientes com Covid-19
Próximo artigoVacina da gripe ainda está disponível para toda a população do DF